Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Osvaldo Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985
Resumo: Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.
id UNISUL-5_9d36c54a7b06b3887facb59c3bfc7e31
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8985
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superiorEnsino de QuímicaHistória em QuadrinhoLinguagemUsufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/898510.19177/memorare.v7e120205-26Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 5-262358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985/4999Copyright (c) 2020 José Osvaldo Silva Cunha, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, José Osvaldo Silvade Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8985Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
title Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
spellingShingle Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
Cunha, José Osvaldo Silva
Ensino de Química
História em Quadrinho
Linguagem
title_short Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
title_full Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
title_fullStr Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
title_full_unstemmed Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
title_sort Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
author Cunha, José Osvaldo Silva
author_facet Cunha, José Osvaldo Silva
de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
author_role author
author2 de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Osvaldo Silva
de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
História em Quadrinho
Linguagem
topic Ensino de Química
História em Quadrinho
Linguagem
description Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985
10.19177/memorare.v7e120205-26
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v7e120205-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985/4999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 José Osvaldo Silva Cunha, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 José Osvaldo Silva Cunha, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 5-26
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335700275200