Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985 |
Resumo: | Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNISUL-5_9d36c54a7b06b3887facb59c3bfc7e31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8985 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superiorEnsino de QuímicaHistória em QuadrinhoLinguagemUsufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem.Editora Unisul2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/898510.19177/memorare.v7e120205-26Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 5-262358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985/4999Copyright (c) 2020 José Osvaldo Silva Cunha, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, José Osvaldo Silvade Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda2020-07-16T21:23:53Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8985Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-07-16T21:23:53Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
title |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
spellingShingle |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior Cunha, José Osvaldo Silva Ensino de Química História em Quadrinho Linguagem |
title_short |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
title_full |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
title_fullStr |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
title_sort |
Conceitos químicos explorados em tiras cômicas: interpretações de discentes do ensino superior |
author |
Cunha, José Osvaldo Silva |
author_facet |
Cunha, José Osvaldo Silva de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda |
author_role |
author |
author2 |
de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Osvaldo Silva de Vasconcelos, Flávia Cristina Gomes Catunda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química História em Quadrinho Linguagem |
topic |
Ensino de Química História em Quadrinho Linguagem |
description |
Usufruindo das características linguísticas das histórias em quadrinhos (HQ), este trabalho tem o objetivo de analisar interpretações de estudantes mediante leitura de tiras cômicas, gênero textual da HQ, que exploravam conceitos químicos. Além disto, buscou-se explorar as opiniões dos participantes sobre o uso de HQ nas aulas de química. Os dados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD), identificando dificuldades interpretativas dos conteúdos dentro das tirinhas, exigindo certo domínio de conteúdo como de interpretação, buscando o conhecimento implícito na história, e não somente o explicitado na narrativa. Mesmo identificando empecilhos, os pesquisados se mostraram favoráveis ao uso do recurso, justificando a capacidade de divulgar informações científicas, por ser um recurso atrativo e de colaborar no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985 10.19177/memorare.v7e120205-26 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v7e120205-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8985/4999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 José Osvaldo Silva Cunha, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 José Osvaldo Silva Cunha, Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 7 n. 1 (2020): Especial Dossiê: "Potências dos Quadrinhos: Educação"; 5-26 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335700275200 |