A imagem-narrativa da experiência por mulheres: uma abordagem sensível dos elementos imagéticos presentes em arpilleras chilenas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10358 |
Resumo: | Neste trabalho, objetivamos refletir como os elementos simbólicos presentes nos bordados produzidos por arpilleristas chilenas durante a ditadura militar vivenciada pelo Chile (1973-1990) permitem pensar as experiências dessas mulheres. Para tanto, nos valemos de elementos teóricos próprios da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand (2012; 2014), bem como das perspectivas traçadas por autores como Benjamin (1972; 1987; 2019), Larrosa (2002) e Scott (1999) acerca da experiência. Esta pesquisa foi estruturada a partir do método fenomenológico e classifica-se como sendo bibliográfica-exploratória, cujos resultados foram tratados qualitativamente e resultaram de uma análise atenta às dimensões da estrutura heroica, da estrutura mística e da estrutura sintética, melhor discutidos na teoria durandiana. Os resultados obtidos apontam para elementos simbólicos que desvelam memórias individuais e coletivas relacionadas à repressão, ao engajamento político, aos aspectos do cotidiano, às expressões de gênero, ao acolhimento e solidariedade dos agrupamentos e aos mortos ou desaparecidos pela ditadura militar. |
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A imagem-narrativa da experiência por mulheres: uma abordagem sensível dos elementos imagéticos presentes em arpilleras chilenasExperiência. Gênero. Arpilleristas.Neste trabalho, objetivamos refletir como os elementos simbólicos presentes nos bordados produzidos por arpilleristas chilenas durante a ditadura militar vivenciada pelo Chile (1973-1990) permitem pensar as experiências dessas mulheres. Para tanto, nos valemos de elementos teóricos próprios da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand (2012; 2014), bem como das perspectivas traçadas por autores como Benjamin (1972; 1987; 2019), Larrosa (2002) e Scott (1999) acerca da experiência. Esta pesquisa foi estruturada a partir do método fenomenológico e classifica-se como sendo bibliográfica-exploratória, cujos resultados foram tratados qualitativamente e resultaram de uma análise atenta às dimensões da estrutura heroica, da estrutura mística e da estrutura sintética, melhor discutidos na teoria durandiana. Os resultados obtidos apontam para elementos simbólicos que desvelam memórias individuais e coletivas relacionadas à repressão, ao engajamento político, aos aspectos do cotidiano, às expressões de gênero, ao acolhimento e solidariedade dos agrupamentos e aos mortos ou desaparecidos pela ditadura militar.Editora Unisul2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1035810.59306/memorare.v9e2202289-109Revista Memorare; v. 9 n. 2 (2022): Artigos em linguagem, cultura e educação; 89-1092358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/10358/12403Copyright (c) 2023 Maria Rita Barbosa Piancó Pavão, Mário de Faria Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPavão, Maria Rita Barbosa PiancóCarvalho, Mário de Faria2023-07-25T17:00:30Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10358Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2023-07-25T17:00:30Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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