O jogo como a atividade principal para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil pela perspectiva da teoria histórico-cultural
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3340 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e relata parte da pesquisa realizada. Tem como objetivo discutir a importância dos jogos protagonizados e dos jogos com regras, como a atividade principal para a aprendizagem e desenvolvimento infantil pela perspectiva da teoria histórico-cultural. Fundamenta-se nos estudos de Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Inicialmente, retrata diversos conceitos e definições acerca do significado do jogo. Em seguida, utiliza os fundamentos teóricos da abordagem escolhida para identificar a função do jogo no desenvolvimento infantil e na aprendizagem. Considera o jogo como um recurso para criar a Zona de Desenvolvimento Proximal na qual a criança se projeta em situações que não seriam possíveis naturalmente em seu cotidiano. Esclarece que o jogo possui três características fundamentais: imaginação, imitação e regras. Ressalta os jogos como a atividade principal para o desenvolvimento infantil, como potencializador da abstração e da simbolização, necessários para aprendizagem de conceitos teóricos. Assim sendo, o jogo exerce a principal influência nas atividades psíquicas da criança, promovendo a apropriação da cultura e o desenvolvimento das funções psicológicas. Além disso, conclui que, por meio do jogo, é possível criar situações de regulação do comportamento observada no meio social. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa teórica e qualitativa, a partir de bibliografias que incluem resultados de pesquisas da área referente à temática em questão. Nesse contexto, esse trabalho tem o intuito de esclarecer e de contribuir com a formação de professores que buscam uma reformulação do ensino e uma compreensão da importância do uso dos jogos ao cotidiano da sala de aula da educação infantil. |
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