O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8544 |
Resumo: | A graphic novel Guardiães do Louvre propõe uma visita pouco ortodoxa ao Museu do Louvre, em Paris, focada não nos roteiros turísticos, mas na apreciação de obras de autores como Jean-Baptiste Camille Corot e Vincent Willem Van Gogh. A abordagem do autor, Jiro Taniguchi, se assemelha à perspectiva de “campo operatório” (table) sugerida por Georges Didi-Huberman, onde o processo se sobrepõe à obra pronta (tableau). Em uma visão historiográfica, a proposta de Taniguchi apresenta múltiplas (e infinitas) possibilidades de interpretação, abrindo-se em um panorama dinâmico e heterogêneo, semelhante à ideia de olhar o passado “a contrapelo” proposta por Walter Benjamin. |
id |
UNISUL-5_d6dab1ff84e70b808c8afe65664ecddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8544 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do LouvreProcessoCartografiaMontagemA graphic novel Guardiães do Louvre propõe uma visita pouco ortodoxa ao Museu do Louvre, em Paris, focada não nos roteiros turísticos, mas na apreciação de obras de autores como Jean-Baptiste Camille Corot e Vincent Willem Van Gogh. A abordagem do autor, Jiro Taniguchi, se assemelha à perspectiva de “campo operatório” (table) sugerida por Georges Didi-Huberman, onde o processo se sobrepõe à obra pronta (tableau). Em uma visão historiográfica, a proposta de Taniguchi apresenta múltiplas (e infinitas) possibilidades de interpretação, abrindo-se em um panorama dinâmico e heterogêneo, semelhante à ideia de olhar o passado “a contrapelo” proposta por Walter Benjamin.Editora Unisul2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/854410.19177/memorare.v6e22019110-120Revista Memorare; v. 6 n. 2 (2019): "Potências dos Quadrinhos"; 110-1202358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8544/4724Copyright (c) 2019 Rafael Senra Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Rafael Senra2019-12-20T20:47:09Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/8544Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2019-12-20T20:47:09Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
title |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
spellingShingle |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre Coelho, Rafael Senra Processo Cartografia Montagem |
title_short |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
title_full |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
title_fullStr |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
title_full_unstemmed |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
title_sort |
O museu transformado em campo operatório em guardiães do Louvre |
author |
Coelho, Rafael Senra |
author_facet |
Coelho, Rafael Senra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Rafael Senra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo Cartografia Montagem |
topic |
Processo Cartografia Montagem |
description |
A graphic novel Guardiães do Louvre propõe uma visita pouco ortodoxa ao Museu do Louvre, em Paris, focada não nos roteiros turísticos, mas na apreciação de obras de autores como Jean-Baptiste Camille Corot e Vincent Willem Van Gogh. A abordagem do autor, Jiro Taniguchi, se assemelha à perspectiva de “campo operatório” (table) sugerida por Georges Didi-Huberman, onde o processo se sobrepõe à obra pronta (tableau). Em uma visão historiográfica, a proposta de Taniguchi apresenta múltiplas (e infinitas) possibilidades de interpretação, abrindo-se em um panorama dinâmico e heterogêneo, semelhante à ideia de olhar o passado “a contrapelo” proposta por Walter Benjamin. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8544 10.19177/memorare.v6e22019110-120 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8544 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v6e22019110-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/8544/4724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rafael Senra Coelho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rafael Senra Coelho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 6 n. 2 (2019): "Potências dos Quadrinhos"; 110-120 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335687692288 |