Proporção de tela em movimento: modificar o quadro para transformar a perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriel Marques de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26222
Resumo: O trabalho de conclusão de curso apresenta como objetivo investigar os experimentos técnicos de mudança de proporção de tela trabalhados em longa-metragens, analisando-os enquanto propulsores para suas composições visuais narrativas, atmosféricas e sensoriais através do rompimento naturalista subversivo que se pode atingir ao movimentar o quadro em formatos diversos, removendo seu aspecto de transparência, instigando um levantamento e análise investigativa das principais recorrências em filmes que potencializaram suas obras ao propor o uso de mais de uma proporção de tela em um mesmo trabalho. Na pesquisa, apresento brevemente o processo histórico das transições entre tecnologias de captação e projeção a fim de compreender as principais necessidades da transformação da proporção de tela no cinema. Proponho no texto a criação de quatro categorias para exemplificar, mapear e interpretar a variação de proporção de tela em uma mesma obra, através das semelhanças de suas finalidades, tropos e associações, visando a compreensão da extensão dos limites estéticos alcançados por meio desses experimentos com o quadro fílmico e sua experiência com o olhar do espectador.
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