Relevância, conciliação de metas e polidez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niero, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rauen, Fábio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748
Resumo: Este trabalho apresenta um panorama de propostas de tratamento pragmático-cognitivo de fenômenos de polidez comunicacional orientadas pela noção teórica de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Para dar conta desse objetivo, revisam-se as perspectivas de Escandell-Vidal (1996; 1998), Jary (1998), Ruhi (2008) e Chen (2014). O ensaio analisa potencialidades e fragilidades dessas abordagens no contexto de um estudo mais amplo que trata de fenômenos de polidez, tal como propostos por Brown e Levinson (1987), a partir da tríade de intenções – comunicacional, informacional e prática – desenvolvidas pela Teoria de Conciliação de Metas de Rauen (2014).
id UNISUL-5_eaa62be69e5d9702b14613c675b94314
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9748
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Relevância, conciliação de metas e polidezPolidezRelevânciaComunicaçãoEste trabalho apresenta um panorama de propostas de tratamento pragmático-cognitivo de fenômenos de polidez comunicacional orientadas pela noção teórica de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Para dar conta desse objetivo, revisam-se as perspectivas de Escandell-Vidal (1996; 1998), Jary (1998), Ruhi (2008) e Chen (2014). O ensaio analisa potencialidades e fragilidades dessas abordagens no contexto de um estudo mais amplo que trata de fenômenos de polidez, tal como propostos por Brown e Levinson (1987), a partir da tríade de intenções – comunicacional, informacional e prática – desenvolvidas pela Teoria de Conciliação de Metas de Rauen (2014).Editora Unisul2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/974810.19177/memorare.v7e2202071-92Revista Memorare; v. 7 n. 2 (2020): Especial Dossiê: Pragmática: desenvolvimentos e extensões; 71-922358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748/5325Copyright (c) 2020 Gabriela Niero, Fábio José Raueninfo:eu-repo/semantics/openAccessNiero, GabrielaRauen, Fábio José2020-09-09T13:19:40Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9748Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-09-09T13:19:40Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância, conciliação de metas e polidez
title Relevância, conciliação de metas e polidez
spellingShingle Relevância, conciliação de metas e polidez
Niero, Gabriela
Polidez
Relevância
Comunicação
title_short Relevância, conciliação de metas e polidez
title_full Relevância, conciliação de metas e polidez
title_fullStr Relevância, conciliação de metas e polidez
title_full_unstemmed Relevância, conciliação de metas e polidez
title_sort Relevância, conciliação de metas e polidez
author Niero, Gabriela
author_facet Niero, Gabriela
Rauen, Fábio José
author_role author
author2 Rauen, Fábio José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Niero, Gabriela
Rauen, Fábio José
dc.subject.por.fl_str_mv Polidez
Relevância
Comunicação
topic Polidez
Relevância
Comunicação
description Este trabalho apresenta um panorama de propostas de tratamento pragmático-cognitivo de fenômenos de polidez comunicacional orientadas pela noção teórica de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Para dar conta desse objetivo, revisam-se as perspectivas de Escandell-Vidal (1996; 1998), Jary (1998), Ruhi (2008) e Chen (2014). O ensaio analisa potencialidades e fragilidades dessas abordagens no contexto de um estudo mais amplo que trata de fenômenos de polidez, tal como propostos por Brown e Levinson (1987), a partir da tríade de intenções – comunicacional, informacional e prática – desenvolvidas pela Teoria de Conciliação de Metas de Rauen (2014).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748
10.19177/memorare.v7e2202071-92
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v7e2202071-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748/5325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Gabriela Niero, Fábio José Rauen
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Gabriela Niero, Fábio José Rauen
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 7 n. 2 (2020): Especial Dossiê: Pragmática: desenvolvimentos e extensões; 71-92
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335742218240