Relevância, conciliação de metas e polidez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um panorama de propostas de tratamento pragmático-cognitivo de fenômenos de polidez comunicacional orientadas pela noção teórica de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Para dar conta desse objetivo, revisam-se as perspectivas de Escandell-Vidal (1996; 1998), Jary (1998), Ruhi (2008) e Chen (2014). O ensaio analisa potencialidades e fragilidades dessas abordagens no contexto de um estudo mais amplo que trata de fenômenos de polidez, tal como propostos por Brown e Levinson (1987), a partir da tríade de intenções – comunicacional, informacional e prática – desenvolvidas pela Teoria de Conciliação de Metas de Rauen (2014). |
id |
UNISUL-5_eaa62be69e5d9702b14613c675b94314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9748 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Relevância, conciliação de metas e polidezPolidezRelevânciaComunicaçãoEste trabalho apresenta um panorama de propostas de tratamento pragmático-cognitivo de fenômenos de polidez comunicacional orientadas pela noção teórica de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Para dar conta desse objetivo, revisam-se as perspectivas de Escandell-Vidal (1996; 1998), Jary (1998), Ruhi (2008) e Chen (2014). O ensaio analisa potencialidades e fragilidades dessas abordagens no contexto de um estudo mais amplo que trata de fenômenos de polidez, tal como propostos por Brown e Levinson (1987), a partir da tríade de intenções – comunicacional, informacional e prática – desenvolvidas pela Teoria de Conciliação de Metas de Rauen (2014).Editora Unisul2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/974810.19177/memorare.v7e2202071-92Revista Memorare; v. 7 n. 2 (2020): Especial Dossiê: Pragmática: desenvolvimentos e extensões; 71-922358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748/5325Copyright (c) 2020 Gabriela Niero, Fábio José Raueninfo:eu-repo/semantics/openAccessNiero, GabrielaRauen, Fábio José2020-09-09T13:19:40Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9748Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2020-09-09T13:19:40Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
title |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
spellingShingle |
Relevância, conciliação de metas e polidez Niero, Gabriela Polidez Relevância Comunicação |
title_short |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
title_full |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
title_fullStr |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
title_full_unstemmed |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
title_sort |
Relevância, conciliação de metas e polidez |
author |
Niero, Gabriela |
author_facet |
Niero, Gabriela Rauen, Fábio José |
author_role |
author |
author2 |
Rauen, Fábio José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Niero, Gabriela Rauen, Fábio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polidez Relevância Comunicação |
topic |
Polidez Relevância Comunicação |
description |
Este trabalho apresenta um panorama de propostas de tratamento pragmático-cognitivo de fenômenos de polidez comunicacional orientadas pela noção teórica de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Para dar conta desse objetivo, revisam-se as perspectivas de Escandell-Vidal (1996; 1998), Jary (1998), Ruhi (2008) e Chen (2014). O ensaio analisa potencialidades e fragilidades dessas abordagens no contexto de um estudo mais amplo que trata de fenômenos de polidez, tal como propostos por Brown e Levinson (1987), a partir da tríade de intenções – comunicacional, informacional e prática – desenvolvidas pela Teoria de Conciliação de Metas de Rauen (2014). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748 10.19177/memorare.v7e2202071-92 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v7e2202071-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/9748/5325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gabriela Niero, Fábio José Rauen info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Gabriela Niero, Fábio José Rauen |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 7 n. 2 (2020): Especial Dossiê: Pragmática: desenvolvimentos e extensões; 71-92 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335742218240 |