AUTONOMIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Ana Carla Gomes, da Silva, Josivaldo Godoy, Antoniolli, Andreia Conceição Milan Brochado, Nascimento, Valter Aragâo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904
Resumo: A deficiência visual é a deficiência mais prevalente no Brasil. Embora haja um incentivo por parte de políticas governamentais para que se amplie o acesso à educação, sabe-se que a adaptação de ambientes à estes indivíduos ainda é precária. Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância das pessoas com deficiência visual no ensino superior e as diferentes ferramentas que podem ser implantadas nestas instituições com o objetivo de ampliar a acessibilidade a estes locais. Realizou-se uma revisão simples de literatura, com busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Estes indivíduos necessitam de um ensino superior adaptado para que se possibilite maior inclusão e aumento da autonomia. Destaca-se o uso de dispositivos móveis, a presença de pisos táteis, materiais em formato eletrônico, o preparo dos educadores para trabalhar com este público, bem como o treinamento prévio do deficiente visual para fazer uso destas ferramentas
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