CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633 |
Resumo: | A corporeidade pode ser entendida como a forma com que percebemos nossos corpos através da representação em nossa mente. Desta maneira, investigar como o corpo das pessoas com deficiência é percebido possibilitará um maior entendimento de como as relações com os corpos desses sujeitos são estabelecidas. O objetivo do presente estudo foi analisar o olhar de gestores e de funcionários de uma escola pública sobre o corpo de alunos com deficiência. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois gestores e três funcionários de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Tivemos como principais resultados, que o olhar de gestores e de funcionários da escola é cercado pelo discurso da “normalidade” e da “superproteção”, além do ambiente escolar não estar preparado para incluir os alunos que possuem deficiência. Desta maneira, existe a necessidade de desconstruir essa forma estigmatizada e cercada de preconceitos acerca do corpo da pessoa com deficiência, devendo-se valorizar o potencial humano e suas relações estabelecidas através dele. |
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CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICADeficiênciaalunosgestores e funcionáriosA corporeidade pode ser entendida como a forma com que percebemos nossos corpos através da representação em nossa mente. Desta maneira, investigar como o corpo das pessoas com deficiência é percebido possibilitará um maior entendimento de como as relações com os corpos desses sujeitos são estabelecidas. O objetivo do presente estudo foi analisar o olhar de gestores e de funcionários de uma escola pública sobre o corpo de alunos com deficiência. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois gestores e três funcionários de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Tivemos como principais resultados, que o olhar de gestores e de funcionários da escola é cercado pelo discurso da “normalidade” e da “superproteção”, além do ambiente escolar não estar preparado para incluir os alunos que possuem deficiência. Desta maneira, existe a necessidade de desconstruir essa forma estigmatizada e cercada de preconceitos acerca do corpo da pessoa com deficiência, devendo-se valorizar o potencial humano e suas relações estabelecidas através dele.Editora Universitária Tiradentes2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/863310.17564/2316-3798.2020v8n2p457-472Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 8 n. 2 (2020); 457-4722316-37982316-331310.17564/2316-3798.2020v8n2reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633/4359Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasiliano, Betânia NicácioAlves, Laís BarbosaSantos, Soraya Dayanna Guimarães2020-12-03T19:44:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8633Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2020-12-03T19:44:28Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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