CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasiliano, Betânia Nicácio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Laís Barbosa, Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633
Resumo: A corporeidade pode ser entendida como a forma com que percebemos nossos corpos através da representação em nossa mente. Desta maneira, investigar como o corpo das pessoas com deficiência é percebido possibilitará um maior entendimento de como as relações com os corpos desses sujeitos são estabelecidas. O objetivo do presente estudo foi analisar o olhar de gestores e de funcionários de uma escola pública sobre o corpo de alunos com deficiência. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois gestores e três funcionários de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Tivemos como principais resultados, que o olhar de gestores e de funcionários da escola é cercado pelo discurso da “normalidade” e da “superproteção”, além do ambiente escolar não estar preparado para incluir os alunos que possuem deficiência. Desta maneira, existe a necessidade de desconstruir essa forma estigmatizada e cercada de preconceitos acerca do corpo da pessoa com deficiência, devendo-se valorizar o potencial humano e suas relações estabelecidas através dele.
id UNIT-1_ab7aaa5ff7e1330747d0522880b93c2f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8633
network_acronym_str UNIT-1
network_name_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICADeficiênciaalunosgestores e funcionáriosA corporeidade pode ser entendida como a forma com que percebemos nossos corpos através da representação em nossa mente. Desta maneira, investigar como o corpo das pessoas com deficiência é percebido possibilitará um maior entendimento de como as relações com os corpos desses sujeitos são estabelecidas. O objetivo do presente estudo foi analisar o olhar de gestores e de funcionários de uma escola pública sobre o corpo de alunos com deficiência. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois gestores e três funcionários de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Tivemos como principais resultados, que o olhar de gestores e de funcionários da escola é cercado pelo discurso da “normalidade” e da “superproteção”, além do ambiente escolar não estar preparado para incluir os alunos que possuem deficiência. Desta maneira, existe a necessidade de desconstruir essa forma estigmatizada e cercada de preconceitos acerca do corpo da pessoa com deficiência, devendo-se valorizar o potencial humano e suas relações estabelecidas através dele.Editora Universitária Tiradentes2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/863310.17564/2316-3798.2020v8n2p457-472Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 8 n. 2 (2020); 457-4722316-37982316-331310.17564/2316-3798.2020v8n2reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633/4359Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasiliano, Betânia NicácioAlves, Laís BarbosaSantos, Soraya Dayanna Guimarães2020-12-03T19:44:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8633Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2020-12-03T19:44:28Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Brasiliano, Betânia Nicácio
Deficiência
alunos
gestores e funcionários
title_short CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_full CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_sort CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
author Brasiliano, Betânia Nicácio
author_facet Brasiliano, Betânia Nicácio
Alves, Laís Barbosa
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
author_role author
author2 Alves, Laís Barbosa
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasiliano, Betânia Nicácio
Alves, Laís Barbosa
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
alunos
gestores e funcionários
topic Deficiência
alunos
gestores e funcionários
description A corporeidade pode ser entendida como a forma com que percebemos nossos corpos através da representação em nossa mente. Desta maneira, investigar como o corpo das pessoas com deficiência é percebido possibilitará um maior entendimento de como as relações com os corpos desses sujeitos são estabelecidas. O objetivo do presente estudo foi analisar o olhar de gestores e de funcionários de uma escola pública sobre o corpo de alunos com deficiência. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois gestores e três funcionários de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Tivemos como principais resultados, que o olhar de gestores e de funcionários da escola é cercado pelo discurso da “normalidade” e da “superproteção”, além do ambiente escolar não estar preparado para incluir os alunos que possuem deficiência. Desta maneira, existe a necessidade de desconstruir essa forma estigmatizada e cercada de preconceitos acerca do corpo da pessoa com deficiência, devendo-se valorizar o potencial humano e suas relações estabelecidas através dele.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633
10.17564/2316-3798.2020v8n2p457-472
url https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633
identifier_str_mv 10.17564/2316-3798.2020v8n2p457-472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/8633/4359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 8 n. 2 (2020); 457-472
2316-3798
2316-3313
10.17564/2316-3798.2020v8n2
reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
collection Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br
_version_ 1800220509785292800