A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Auda Valéria do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3024
Resumo:  Este artigo apresenta uma análise de conteúdo dasidiossincrasias de dois alunos do ensino médio (re)significadas a partir da leitura de textos dissertativo--argumentativos acerca da temática da variação linguística,que corroboram com as prescrições dosParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio(PCNEM). O objeto é a abordagem das variedades linguísticassegundo os pressupostos sociolinguísticos,e o objetivo, contribuir com as pesquisas experimentaisem sala de aula que versam acerca desses pressupostos.Fundamentamos este estudo com base emBortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Coroa (2008).As análises apontam avanço significativo na compreensãodas variedades linguísticas por parte dos alunos.
id UNIT-2_0b7cbc6595dfec5e7020c66442a7e03a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3024
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS Este artigo apresenta uma análise de conteúdo dasidiossincrasias de dois alunos do ensino médio (re)significadas a partir da leitura de textos dissertativo--argumentativos acerca da temática da variação linguística,que corroboram com as prescrições dosParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio(PCNEM). O objeto é a abordagem das variedades linguísticassegundo os pressupostos sociolinguísticos,e o objetivo, contribuir com as pesquisas experimentaisem sala de aula que versam acerca desses pressupostos.Fundamentamos este estudo com base emBortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Coroa (2008).As análises apontam avanço significativo na compreensãodas variedades linguísticas por parte dos alunos.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302410.17564/2316-3828.2016v4n2p33-42EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 33-422316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3024/1635Ferreira, Auda Valéria do NascimentoCavalcante, Maria Auxiliadora da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:28:40Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3024Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.487945Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
title A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
spellingShingle A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
Ferreira, Auda Valéria do Nascimento
title_short A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
title_full A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
title_fullStr A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
title_full_unstemmed A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
title_sort A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS
author Ferreira, Auda Valéria do Nascimento
author_facet Ferreira, Auda Valéria do Nascimento
Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
author_role author
author2 Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Auda Valéria do Nascimento
Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
description  Este artigo apresenta uma análise de conteúdo dasidiossincrasias de dois alunos do ensino médio (re)significadas a partir da leitura de textos dissertativo--argumentativos acerca da temática da variação linguística,que corroboram com as prescrições dosParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio(PCNEM). O objeto é a abordagem das variedades linguísticassegundo os pressupostos sociolinguísticos,e o objetivo, contribuir com as pesquisas experimentaisem sala de aula que versam acerca desses pressupostos.Fundamentamos este estudo com base emBortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Coroa (2008).As análises apontam avanço significativo na compreensãodas variedades linguísticas por parte dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3024
10.17564/2316-3828.2016v4n2p33-42
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3024
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n2p33-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3024/1635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 33-42
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613403475968