FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta. |
id |
UNIT-2_0d3a7f4e1188b10d756eb55b058092be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6747 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTAeducação infantil. formação de professoresformação continuadaEsta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta.Editora Universitária Tiradentes2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem qualitativa - entrevistas e questionáriosapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/674710.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 166-1802316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2023v12n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747/5259Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Tatiana Noronha deVieira, Lindinara 2023-02-27T20:20:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6747Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2023-10-16T10:12:34.246974Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA Souza, Tatiana Noronha de educação infantil. formação de professores formação continuada |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA |
author |
Souza, Tatiana Noronha de |
author_facet |
Souza, Tatiana Noronha de Vieira, Lindinara |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Lindinara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tatiana Noronha de Vieira, Lindinara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil. formação de professores formação continuada |
topic |
educação infantil. formação de professores formação continuada |
description |
Esta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem qualitativa - entrevistas e questionários |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747 10.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6747/5259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 166-180 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2023v12n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220615448199168 |