A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182 |
Resumo: | Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino. |
id |
UFAC-2_12989b6f46e69060b70fe593b4646c1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de siEJA; narrativas de vida; ruasEste artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-1562526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182/3229Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAreal Barra, Tiago Bruno Muniz Chaves, Flávio2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
title |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
spellingShingle |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si Areal Barra, Tiago Bruno EJA; narrativas de vida; ruas |
title_short |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
title_full |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
title_fullStr |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
title_full_unstemmed |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
title_sort |
A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si |
author |
Areal Barra, Tiago Bruno |
author_facet |
Areal Barra, Tiago Bruno Muniz Chaves, Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Muniz Chaves, Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Areal Barra, Tiago Bruno Muniz Chaves, Flávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA; narrativas de vida; ruas |
topic |
EJA; narrativas de vida; ruas |
description |
Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182/3229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156 Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156 Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223761428480 |