A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Areal Barra, Tiago Bruno
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Muniz Chaves, Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182
Resumo: Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.
id UFAC-2_12989b6f46e69060b70fe593b4646c1c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de siEJA; narrativas de vida; ruasEste artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-1562526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182/3229Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAreal Barra, Tiago Bruno Muniz Chaves, Flávio2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5182Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
title A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
spellingShingle A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
Areal Barra, Tiago Bruno
EJA; narrativas de vida; ruas
title_short A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
title_full A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
title_fullStr A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
title_full_unstemmed A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
title_sort A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si
author Areal Barra, Tiago Bruno
author_facet Areal Barra, Tiago Bruno
Muniz Chaves, Flávio
author_role author
author2 Muniz Chaves, Flávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Areal Barra, Tiago Bruno
Muniz Chaves, Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv EJA; narrativas de vida; ruas
topic EJA; narrativas de vida; ruas
description Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182/3229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156
Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 147-156
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223761428480