A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS DE SOUSA, RAIMUNDA AUREA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim, Alberto Filho Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8332
Resumo: No presente trabalho, teve como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental, em 2017, e Ensino Médio, em 2018, na contramão da educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a Base Nacional Comum Curricular como uma reforma de Ensino Médio que entra na contramão da educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses, condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão as mesmas, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade. Para os camponeses, a terra é o elemento que perpassa e dá unidade as relações sociais e a escola não pode perder de vista essa dimensão.
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