A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8332 |
Resumo: | No presente trabalho, teve como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental, em 2017, e Ensino Médio, em 2018, na contramão da educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a Base Nacional Comum Curricular como uma reforma de Ensino Médio que entra na contramão da educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses, condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão as mesmas, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade. Para os camponeses, a terra é o elemento que perpassa e dá unidade as relações sociais e a escola não pode perder de vista essa dimensão. |
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A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPOBNCC. Educação do/no Campo. Terra. Camponês. Ciclo AgrícolaNo presente trabalho, teve como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental, em 2017, e Ensino Médio, em 2018, na contramão da educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a Base Nacional Comum Curricular como uma reforma de Ensino Médio que entra na contramão da educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses, condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão as mesmas, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade. Para os camponeses, a terra é o elemento que perpassa e dá unidade as relações sociais e a escola não pode perder de vista essa dimensão.Editora Universitária Tiradentes2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPequisa de campoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/833210.17564/2316-3828.2020v8n3p424-440EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 424-4402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8332/4118Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDIAS DE SOUSA, RAIMUNDA AUREAAmorim, Alberto Filho Coelho2020-11-18T19:46:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8332Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.437104Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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