POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amestoy, Micheli Bordoli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8384
Resumo: O presente estudo visa tecer apontamentos sobre a política de accountability e os impactos no ambiente escolar docente. Nesse sentido, pensar e repensar o processo de formulação de políticas públicas significa, hoje, um grande desafio frente a atual conjuntura educacional do país. Para a elaboração da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa alicerçada nas bases da pesquisa documental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores em quatro escolas do município de Santa Maria/RS. Os resultados obtidos nas avaliações externas reverberam na prática docente e nas escolas, as quais pressionadas por uma prestação de contas e a obtenção por bons resultados, buscam alternativas e estratégias para reverter números não desejáveis dentro das exigências da lógica da performatividade competitiva.
id UNIT-2_2b652ba38461b219459c225fe3e2deed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8384
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RSPolíticas públicas educacionais. Accountability em educação. Avaliações externas. Educação Básica.O presente estudo visa tecer apontamentos sobre a política de accountability e os impactos no ambiente escolar docente. Nesse sentido, pensar e repensar o processo de formulação de políticas públicas significa, hoje, um grande desafio frente a atual conjuntura educacional do país. Para a elaboração da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa alicerçada nas bases da pesquisa documental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores em quatro escolas do município de Santa Maria/RS. Os resultados obtidos nas avaliações externas reverberam na prática docente e nas escolas, as quais pressionadas por uma prestação de contas e a obtenção por bons resultados, buscam alternativas e estratégias para reverter números não desejáveis dentro das exigências da lógica da performatividade competitiva.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/838410.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 512-5252316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8384/4125Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmestoy, Micheli BordoliTolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de2020-11-18T19:39:55Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8384Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.071115Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
title POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
spellingShingle POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
Amestoy, Micheli Bordoli
Políticas públicas educacionais. Accountability em educação. Avaliações externas. Educação Básica.
title_short POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
title_full POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
title_fullStr POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
title_sort POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
author Amestoy, Micheli Bordoli
author_facet Amestoy, Micheli Bordoli
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
author_role author
author2 Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amestoy, Micheli Bordoli
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas educacionais. Accountability em educação. Avaliações externas. Educação Básica.
topic Políticas públicas educacionais. Accountability em educação. Avaliações externas. Educação Básica.
description O presente estudo visa tecer apontamentos sobre a política de accountability e os impactos no ambiente escolar docente. Nesse sentido, pensar e repensar o processo de formulação de políticas públicas significa, hoje, um grande desafio frente a atual conjuntura educacional do país. Para a elaboração da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa alicerçada nas bases da pesquisa documental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores em quatro escolas do município de Santa Maria/RS. Os resultados obtidos nas avaliações externas reverberam na prática docente e nas escolas, as quais pressionadas por uma prestação de contas e a obtenção por bons resultados, buscam alternativas e estratégias para reverter números não desejáveis dentro das exigências da lógica da performatividade competitiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8384
10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8384
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8384/4125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 512-525
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614845267968