O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306 |
Resumo: | O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro. |
id |
UNIT-2_358004f5835fc91edeaa4d93cf7da9f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/306 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolarAssociação voluntária. Escotismo. Prática educativa. O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro. Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/30610.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 33-412316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306/409Rabelo, Ricardo RochaBarreto, Raylane Andreza Dias Navarroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/306Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:49.114539Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
title |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
spellingShingle |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar Rabelo, Ricardo Rocha Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa. |
title_short |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
title_full |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
title_fullStr |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
title_full_unstemmed |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
title_sort |
O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar |
author |
Rabelo, Ricardo Rocha |
author_facet |
Rabelo, Ricardo Rocha Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Ricardo Rocha Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa. |
topic |
Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa. |
description |
O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306 10.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/306/409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 33-41 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v1n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612836196352 |