CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9075 |
Resumo: | Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância. |
id |
UNIT-2_36ffe196f0b0025abec14c494fb3934f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9075 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNetnografiaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/907510.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 194-2102316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9075/4138Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bento Duarte daRibeirinha, Teresa2020-11-18T19:33:55Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9075Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.792302Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
title |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
spellingShingle |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 Silva, Bento Duarte da Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19 |
title_short |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
title_full |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
title_fullStr |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
title_full_unstemmed |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
title_sort |
CINCO LIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS COVID-19 |
author |
Silva, Bento Duarte da |
author_facet |
Silva, Bento Duarte da Ribeirinha, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Ribeirinha, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte da Ribeirinha, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19 |
topic |
Educação a Distância. Educação Online. Educação escolar em Pandemia. Educação escolar no pós Covid-19 |
description |
Este texto aborda a experiência educativa, vivida em Portugal, na sequência da pandemia provocada pelo coronavírus. Com o encerramento das escolas toda a educação escolar presencial foi interrompida transitando as atividades de ensino-aprendizagem para o mundo digital, processo que designamos de educação a distância (EaD) emergencial. Este estudo pretende responder a duas questões: (1) de que forma está a decorrer o processo de EaD emergencial? (2) Que implicações se podem retirar desta experiência educativa para os tempos pós pandemia? Perante o isolamento social, e sendo a comunidade em estudo constituída por professores, alunos e encarregados de educação, recorremos ao método da netnográfia que permite uma pesquisa observacional participante baseada em trabalho de campo online. As fontes de coleta de dados foram diversas, analisaram-se depoimentos nos media, participações em webinares e aulas online, com dinâmicas multifacetadas de observação, desde o modo “silencioso” ao mais “imersivo”. Os resultados indicam que a experiência educativa está a decorrer de forma bastante heterogénea em consequência dos diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais dos docentes e das desigualdades digitais dos alunos. Reconhecida a importância da integração das tecnologias digitais nas ações curriculares, prevê-se, que para os tempos pós pandemia, a inclusão digital seja uma das prioridades da escola, bem como a convergência da educação presencial e a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Netnografia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9075 10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9075 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n1p194-210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9075/4138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 194-210 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614918668288 |