OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Milena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4496
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender os discursos sobre os castigos físicos manifestos nos memes da fanpage do Facebook, “Bode Gaiato”, a fim de analisar a legitimação e a disseminação da violência contra a criança mascarada pelo humor. Para tanto, foram discutidos o uso dos castigos como caminho educativo; o conceito de meme e sua projeção nas redes sociais; e analisados os discursos presentes nos memes e nos comentários destes. Como caminho metodológico, foram escolhidos dois dos memes sobre castigos mais curtidos do site, compreendendo o período de 2013 a 2017, os quais foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Como discussão, foram problematizadas quatro categorias: os castigos, o humor, o erro e a família. Na conclusão, debateu-se sobre a valorização da violência na educação da criança, bem como os memes de humor na naturalização de discursos que legitimam a violência como caminho para educar, seja em casa ou na escola
id UNIT-2_554e1e42bf8c4f23fe4a02a3a5603f1d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4496
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVOCastigo FísicoRede Social x MemeProcessos culturaisO presente artigo tem como objetivo compreender os discursos sobre os castigos físicos manifestos nos memes da fanpage do Facebook, “Bode Gaiato”, a fim de analisar a legitimação e a disseminação da violência contra a criança mascarada pelo humor. Para tanto, foram discutidos o uso dos castigos como caminho educativo; o conceito de meme e sua projeção nas redes sociais; e analisados os discursos presentes nos memes e nos comentários destes. Como caminho metodológico, foram escolhidos dois dos memes sobre castigos mais curtidos do site, compreendendo o período de 2013 a 2017, os quais foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Como discussão, foram problematizadas quatro categorias: os castigos, o humor, o erro e a família. Na conclusão, debateu-se sobre a valorização da violência na educação da criança, bem como os memes de humor na naturalização de discursos que legitimam a violência como caminho para educar, seja em casa ou na escolaEditora Universitária Tiradentes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/449610.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 129-1442316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4496/3823Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAragão, Milena2020-11-18T20:13:01Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4496Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.257030Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
title OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
spellingShingle OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
Aragão, Milena
Castigo Físico
Rede Social x Meme
Processos culturais
title_short OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
title_full OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
title_fullStr OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
title_full_unstemmed OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
title_sort OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO
author Aragão, Milena
author_facet Aragão, Milena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Milena
dc.subject.por.fl_str_mv Castigo Físico
Rede Social x Meme
Processos culturais
topic Castigo Físico
Rede Social x Meme
Processos culturais
description O presente artigo tem como objetivo compreender os discursos sobre os castigos físicos manifestos nos memes da fanpage do Facebook, “Bode Gaiato”, a fim de analisar a legitimação e a disseminação da violência contra a criança mascarada pelo humor. Para tanto, foram discutidos o uso dos castigos como caminho educativo; o conceito de meme e sua projeção nas redes sociais; e analisados os discursos presentes nos memes e nos comentários destes. Como caminho metodológico, foram escolhidos dois dos memes sobre castigos mais curtidos do site, compreendendo o período de 2013 a 2017, os quais foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Como discussão, foram problematizadas quatro categorias: os castigos, o humor, o erro e a família. Na conclusão, debateu-se sobre a valorização da violência na educação da criança, bem como os memes de humor na naturalização de discursos que legitimam a violência como caminho para educar, seja em casa ou na escola
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4496
10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4496
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4496/3823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 129-144
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613902598144