INGLÊS: A LÍNGUA DA INTERNACIONALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3023 |
Resumo: | A internacionalização é uma das metas em todos ossetores das instituições de ensino superior do Brasil,seja na graduação ou nos programas de pós-graduação,haja vista a crescente oferta e a procurapor exames de proficiência, como o Test of Englishas a Foreign Language (TOEFL), e os exames de proficiênciana pós-graduação. A análise de uma sériede dados empíricos de 1998, ano em que começaa ser aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), até 2013, mostra o relevo da língua estrangeiramoderna e a escolha dos alunos, pontuandoa seguinte avaliação: a de motivação e relevânciaatribuída à língua. A reflexão e a discussão propostasacerca da (não) relevância do ensino de inglêsapresentam, portanto, uma situação dissonante,qual seja, para a graduação e pós-graduação, noBrasil, a Língua Inglesa ocupa um espaço de prestígioe hegemonia. Contudo, na educação básica, porevidência da escolha dos discentes acerca da línguaestrangeira na prova do ENEM, vemos a emergênciado espanhol. Objetivamos, pois, analisar qual o papeldo inglês e que motivações levam um aluno aescolhê-lo (ou não) em avaliações oficiais, em examespara estudos em nível de pós-graduação e naescolha do país/língua no Programa Ciência semFronteiras. Em suma, relevar a importância do ensinode inglês desde as séries iniciais possibilita aabertura de espaços para debates e ações articuladasque levem ao estabelecimento de uma políticalinguística explícita e traduzida às especificidadesde uma dada comunidade. |
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INGLÊS: A LÍNGUA DA INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização é uma das metas em todos ossetores das instituições de ensino superior do Brasil,seja na graduação ou nos programas de pós-graduação,haja vista a crescente oferta e a procurapor exames de proficiência, como o Test of Englishas a Foreign Language (TOEFL), e os exames de proficiênciana pós-graduação. A análise de uma sériede dados empíricos de 1998, ano em que começaa ser aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), até 2013, mostra o relevo da língua estrangeiramoderna e a escolha dos alunos, pontuandoa seguinte avaliação: a de motivação e relevânciaatribuída à língua. A reflexão e a discussão propostasacerca da (não) relevância do ensino de inglêsapresentam, portanto, uma situação dissonante,qual seja, para a graduação e pós-graduação, noBrasil, a Língua Inglesa ocupa um espaço de prestígioe hegemonia. Contudo, na educação básica, porevidência da escolha dos discentes acerca da línguaestrangeira na prova do ENEM, vemos a emergênciado espanhol. Objetivamos, pois, analisar qual o papeldo inglês e que motivações levam um aluno aescolhê-lo (ou não) em avaliações oficiais, em examespara estudos em nível de pós-graduação e naescolha do país/língua no Programa Ciência semFronteiras. Em suma, relevar a importância do ensinode inglês desde as séries iniciais possibilita aabertura de espaços para debates e ações articuladasque levem ao estabelecimento de uma políticalinguística explícita e traduzida às especificidadesde uma dada comunidade.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302310.17564/2316-3828.2016v4n2p23-32EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 23-322316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3023/1634Fonseca, Ana Lúcia Simões Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:29:05Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3023Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.448631Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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