A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pestana, Filomena, Brás, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4483
Resumo: É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, efetuamos partilhas, trabalhamos e aprendemos. As redes sociais assumem aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades virtuais de partilha, com interesses e objetivos comuns. O seu crescimento é exponencial, diferindo na forma como são utilizadas e se posicionam, indo do entretenimento ao desenvolvimento de ambientes pessoais de aprendizagem, consoante o propósito e a presença social que cada identidade digital define. Com este texto pretende-se apresentar uma reflexão direcionada para a compreensão dos fenómenos que estão subjacentes a estes espaços de aprendizagem, na sua relação com a informação, os objetos de aprendizagem e o conhecimento. Para o efeito, revisitam-se conceitos fundamentais, que se articulam com o de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, nomeadamente os conceitos de sociedade em rede, cibercultura, abertura, obsolescência do conhecimento e conhecimento conectivo. Emerge, da nossa reflexão, que estamos perante uma rede que se posiciona como uma interface educativa, portadora de conhecimento distribuído pelos nós e pelos fluxos proporcionados pela conexão que cada indivíduo é capaz de concretizar. Desta forma, este ambiente de aprendizagem a distância permite, como nunca antes, o acesso à informação, ao conhecimento e aos outros. Consumidores e reprodutores podem tornar-se também produtores, emergindo as Redes Sociais que se estabelecem na Internet como um terreno fértil que importa considerar para nos espaços e comunidades digitais de aprendizagem.
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