A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4483 |
Resumo: | É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, efetuamos partilhas, trabalhamos e aprendemos. As redes sociais assumem aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades virtuais de partilha, com interesses e objetivos comuns. O seu crescimento é exponencial, diferindo na forma como são utilizadas e se posicionam, indo do entretenimento ao desenvolvimento de ambientes pessoais de aprendizagem, consoante o propósito e a presença social que cada identidade digital define. Com este texto pretende-se apresentar uma reflexão direcionada para a compreensão dos fenómenos que estão subjacentes a estes espaços de aprendizagem, na sua relação com a informação, os objetos de aprendizagem e o conhecimento. Para o efeito, revisitam-se conceitos fundamentais, que se articulam com o de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, nomeadamente os conceitos de sociedade em rede, cibercultura, abertura, obsolescência do conhecimento e conhecimento conectivo. Emerge, da nossa reflexão, que estamos perante uma rede que se posiciona como uma interface educativa, portadora de conhecimento distribuído pelos nós e pelos fluxos proporcionados pela conexão que cada indivíduo é capaz de concretizar. Desta forma, este ambiente de aprendizagem a distância permite, como nunca antes, o acesso à informação, ao conhecimento e aos outros. Consumidores e reprodutores podem tornar-se também produtores, emergindo as Redes Sociais que se estabelecem na Internet como um terreno fértil que importa considerar para nos espaços e comunidades digitais de aprendizagem. |
id |
UNIT-2_6d399c21b073778448246d6a09b8131d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4483 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAISSociedade em RedeRedes SociaisIdentidade DigitalPresença SocialAmbientes Pessoais de AprendizagemÉ indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, efetuamos partilhas, trabalhamos e aprendemos. As redes sociais assumem aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades virtuais de partilha, com interesses e objetivos comuns. O seu crescimento é exponencial, diferindo na forma como são utilizadas e se posicionam, indo do entretenimento ao desenvolvimento de ambientes pessoais de aprendizagem, consoante o propósito e a presença social que cada identidade digital define. Com este texto pretende-se apresentar uma reflexão direcionada para a compreensão dos fenómenos que estão subjacentes a estes espaços de aprendizagem, na sua relação com a informação, os objetos de aprendizagem e o conhecimento. Para o efeito, revisitam-se conceitos fundamentais, que se articulam com o de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, nomeadamente os conceitos de sociedade em rede, cibercultura, abertura, obsolescência do conhecimento e conhecimento conectivo. Emerge, da nossa reflexão, que estamos perante uma rede que se posiciona como uma interface educativa, portadora de conhecimento distribuído pelos nós e pelos fluxos proporcionados pela conexão que cada indivíduo é capaz de concretizar. Desta forma, este ambiente de aprendizagem a distância permite, como nunca antes, o acesso à informação, ao conhecimento e aos outros. Consumidores e reprodutores podem tornar-se também produtores, emergindo as Redes Sociais que se estabelecem na Internet como um terreno fértil que importa considerar para nos espaços e comunidades digitais de aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da literatura e Sistematização do conhecimentoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/448310.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 41-522316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4483/2847Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, TeresaPestana, FilomenaBrás, Sílvia2020-11-18T20:45:35Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4483Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.109605Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
title |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
spellingShingle |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS Cardoso, Teresa Sociedade em Rede Redes Sociais Identidade Digital Presença Social Ambientes Pessoais de Aprendizagem |
title_short |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
title_full |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
title_fullStr |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
title_full_unstemmed |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
title_sort |
A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVA: UMA REFLEXÃO EM TORNO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS |
author |
Cardoso, Teresa |
author_facet |
Cardoso, Teresa Pestana, Filomena Brás, Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Filomena Brás, Sílvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Pestana, Filomena Brás, Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade em Rede Redes Sociais Identidade Digital Presença Social Ambientes Pessoais de Aprendizagem |
topic |
Sociedade em Rede Redes Sociais Identidade Digital Presença Social Ambientes Pessoais de Aprendizagem |
description |
É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, efetuamos partilhas, trabalhamos e aprendemos. As redes sociais assumem aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades virtuais de partilha, com interesses e objetivos comuns. O seu crescimento é exponencial, diferindo na forma como são utilizadas e se posicionam, indo do entretenimento ao desenvolvimento de ambientes pessoais de aprendizagem, consoante o propósito e a presença social que cada identidade digital define. Com este texto pretende-se apresentar uma reflexão direcionada para a compreensão dos fenómenos que estão subjacentes a estes espaços de aprendizagem, na sua relação com a informação, os objetos de aprendizagem e o conhecimento. Para o efeito, revisitam-se conceitos fundamentais, que se articulam com o de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, nomeadamente os conceitos de sociedade em rede, cibercultura, abertura, obsolescência do conhecimento e conhecimento conectivo. Emerge, da nossa reflexão, que estamos perante uma rede que se posiciona como uma interface educativa, portadora de conhecimento distribuído pelos nós e pelos fluxos proporcionados pela conexão que cada indivíduo é capaz de concretizar. Desta forma, este ambiente de aprendizagem a distância permite, como nunca antes, o acesso à informação, ao conhecimento e aos outros. Consumidores e reprodutores podem tornar-se também produtores, emergindo as Redes Sociais que se estabelecem na Internet como um terreno fértil que importa considerar para nos espaços e comunidades digitais de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão da literatura e Sistematização do conhecimento |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4483 10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4483 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4483/2847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 41-52 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v6n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613897355264 |