NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sílvia Adriana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zechi, Juliana Aparecida Matias, Sousa, Vera Luisa de, Gomes, Alberto Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620
Resumo: O presente artigo apresenta a discussão sobre os caminhos da profissionalidade docente, organizada a partir da narrativa de uma das participantes da investigação que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente. A pesquisa, em fase de análise dos dados, se configura como qualitativa, de abordagem biográfica e utiliza cartas como um instrumento de recolha das informações. Os participantes convidados a narrar suas histórias são professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, atuantes em três municípios de duas regiões brasileiras distintas.O trabalho de análise tem sido realizado buscando identificar no conteúdo das narrativas, elementos que sinalizem os sentidos dados às trajetórias de formação e profissionalização; à motivação para o ingresso na profissão; à identificação com a docência; às imagens sobre a profissão docente; além de outros que emergem das memórias singulares. No caso particular da narrativa selecionada para a presente discussão, as memórias pessoais e profissionais se entrelaçam de forma significativa. Os primeiros movimentos da análise e reflexões nos levam a cogitar que a constituição do(a) profissional professor(a) seja balizada por suas diversas experiências de aprendizagem ao longo da vida, realizadas nos diferentes ambientes por onde circula, tornando necessário a realização de mais estudos voltados para a investigação de individualidades e singularidades.
id UNIT-2_6dd12a750e6a467e467c7bb1a28ef555
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8620
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELATrajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida.O presente artigo apresenta a discussão sobre os caminhos da profissionalidade docente, organizada a partir da narrativa de uma das participantes da investigação que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente. A pesquisa, em fase de análise dos dados, se configura como qualitativa, de abordagem biográfica e utiliza cartas como um instrumento de recolha das informações. Os participantes convidados a narrar suas histórias são professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, atuantes em três municípios de duas regiões brasileiras distintas.O trabalho de análise tem sido realizado buscando identificar no conteúdo das narrativas, elementos que sinalizem os sentidos dados às trajetórias de formação e profissionalização; à motivação para o ingresso na profissão; à identificação com a docência; às imagens sobre a profissão docente; além de outros que emergem das memórias singulares. No caso particular da narrativa selecionada para a presente discussão, as memórias pessoais e profissionais se entrelaçam de forma significativa. Os primeiros movimentos da análise e reflexões nos levam a cogitar que a constituição do(a) profissional professor(a) seja balizada por suas diversas experiências de aprendizagem ao longo da vida, realizadas nos diferentes ambientes por onde circula, tornando necessário a realização de mais estudos voltados para a investigação de individualidades e singularidades.Editora Universitária Tiradentes2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/862010.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 19-322316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620/4503Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sílvia AdrianaZechi, Juliana Aparecida MatiasSousa, Vera Luisa deGomes, Alberto Albuquerque2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8620Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.620550Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
title NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
spellingShingle NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
Rodrigues, Sílvia Adriana
Trajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida.
title_short NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
title_full NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
title_fullStr NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
title_full_unstemmed NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
title_sort NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
author Rodrigues, Sílvia Adriana
author_facet Rodrigues, Sílvia Adriana
Zechi, Juliana Aparecida Matias
Sousa, Vera Luisa de
Gomes, Alberto Albuquerque
author_role author
author2 Zechi, Juliana Aparecida Matias
Sousa, Vera Luisa de
Gomes, Alberto Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sílvia Adriana
Zechi, Juliana Aparecida Matias
Sousa, Vera Luisa de
Gomes, Alberto Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida.
topic Trajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida.
description O presente artigo apresenta a discussão sobre os caminhos da profissionalidade docente, organizada a partir da narrativa de uma das participantes da investigação que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente. A pesquisa, em fase de análise dos dados, se configura como qualitativa, de abordagem biográfica e utiliza cartas como um instrumento de recolha das informações. Os participantes convidados a narrar suas histórias são professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, atuantes em três municípios de duas regiões brasileiras distintas.O trabalho de análise tem sido realizado buscando identificar no conteúdo das narrativas, elementos que sinalizem os sentidos dados às trajetórias de formação e profissionalização; à motivação para o ingresso na profissão; à identificação com a docência; às imagens sobre a profissão docente; além de outros que emergem das memórias singulares. No caso particular da narrativa selecionada para a presente discussão, as memórias pessoais e profissionais se entrelaçam de forma significativa. Os primeiros movimentos da análise e reflexões nos levam a cogitar que a constituição do(a) profissional professor(a) seja balizada por suas diversas experiências de aprendizagem ao longo da vida, realizadas nos diferentes ambientes por onde circula, tornando necessário a realização de mais estudos voltados para a investigação de individualidades e singularidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620
10.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620/4503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 19-32
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2021v10n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614860996608