NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620 |
Resumo: | O presente artigo apresenta a discussão sobre os caminhos da profissionalidade docente, organizada a partir da narrativa de uma das participantes da investigação que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente. A pesquisa, em fase de análise dos dados, se configura como qualitativa, de abordagem biográfica e utiliza cartas como um instrumento de recolha das informações. Os participantes convidados a narrar suas histórias são professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, atuantes em três municípios de duas regiões brasileiras distintas.O trabalho de análise tem sido realizado buscando identificar no conteúdo das narrativas, elementos que sinalizem os sentidos dados às trajetórias de formação e profissionalização; à motivação para o ingresso na profissão; à identificação com a docência; às imagens sobre a profissão docente; além de outros que emergem das memórias singulares. No caso particular da narrativa selecionada para a presente discussão, as memórias pessoais e profissionais se entrelaçam de forma significativa. Os primeiros movimentos da análise e reflexões nos levam a cogitar que a constituição do(a) profissional professor(a) seja balizada por suas diversas experiências de aprendizagem ao longo da vida, realizadas nos diferentes ambientes por onde circula, tornando necessário a realização de mais estudos voltados para a investigação de individualidades e singularidades. |
id |
UNIT-2_6dd12a750e6a467e467c7bb1a28ef555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8620 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELATrajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida.O presente artigo apresenta a discussão sobre os caminhos da profissionalidade docente, organizada a partir da narrativa de uma das participantes da investigação que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente. A pesquisa, em fase de análise dos dados, se configura como qualitativa, de abordagem biográfica e utiliza cartas como um instrumento de recolha das informações. Os participantes convidados a narrar suas histórias são professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, atuantes em três municípios de duas regiões brasileiras distintas.O trabalho de análise tem sido realizado buscando identificar no conteúdo das narrativas, elementos que sinalizem os sentidos dados às trajetórias de formação e profissionalização; à motivação para o ingresso na profissão; à identificação com a docência; às imagens sobre a profissão docente; além de outros que emergem das memórias singulares. No caso particular da narrativa selecionada para a presente discussão, as memórias pessoais e profissionais se entrelaçam de forma significativa. Os primeiros movimentos da análise e reflexões nos levam a cogitar que a constituição do(a) profissional professor(a) seja balizada por suas diversas experiências de aprendizagem ao longo da vida, realizadas nos diferentes ambientes por onde circula, tornando necessário a realização de mais estudos voltados para a investigação de individualidades e singularidades.Editora Universitária Tiradentes2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/862010.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 19-322316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620/4503Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sílvia AdrianaZechi, Juliana Aparecida MatiasSousa, Vera Luisa deGomes, Alberto Albuquerque2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8620Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.620550Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
title |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
spellingShingle |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA Rodrigues, Sílvia Adriana Trajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida. |
title_short |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
title_full |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
title_fullStr |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
title_sort |
NARRATIVAS SOBRE OS CAMINHOS DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A HISTÓRIA E OS OLHARES DE ÂNGELA |
author |
Rodrigues, Sílvia Adriana |
author_facet |
Rodrigues, Sílvia Adriana Zechi, Juliana Aparecida Matias Sousa, Vera Luisa de Gomes, Alberto Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Zechi, Juliana Aparecida Matias Sousa, Vera Luisa de Gomes, Alberto Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sílvia Adriana Zechi, Juliana Aparecida Matias Sousa, Vera Luisa de Gomes, Alberto Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida. |
topic |
Trajetória profissional. Profissionalidade docente. História de vida. |
description |
O presente artigo apresenta a discussão sobre os caminhos da profissionalidade docente, organizada a partir da narrativa de uma das participantes da investigação que objetiva compreender as características constituintes da profissionalidade e da identidade docente. A pesquisa, em fase de análise dos dados, se configura como qualitativa, de abordagem biográfica e utiliza cartas como um instrumento de recolha das informações. Os participantes convidados a narrar suas histórias são professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, atuantes em três municípios de duas regiões brasileiras distintas.O trabalho de análise tem sido realizado buscando identificar no conteúdo das narrativas, elementos que sinalizem os sentidos dados às trajetórias de formação e profissionalização; à motivação para o ingresso na profissão; à identificação com a docência; às imagens sobre a profissão docente; além de outros que emergem das memórias singulares. No caso particular da narrativa selecionada para a presente discussão, as memórias pessoais e profissionais se entrelaçam de forma significativa. Os primeiros movimentos da análise e reflexões nos levam a cogitar que a constituição do(a) profissional professor(a) seja balizada por suas diversas experiências de aprendizagem ao longo da vida, realizadas nos diferentes ambientes por onde circula, tornando necessário a realização de mais estudos voltados para a investigação de individualidades e singularidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620 10.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2021v10n3p19-32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8620/4503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 19-32 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v10n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614860996608 |