AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Eniel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gusmão, Roney, Santana dos Santos, Jeferson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514
Resumo: Interessa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais.
id UNIT-2_805648cae022f16f64631cd09b2edf36
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11514
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIAInteressa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais.Editora Universitária Tiradentes2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1151410.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 121-1362316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514/5584Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEspírito Santo, EnielGusmão, RoneySantana dos Santos, Jeferson2024-04-29T15:23:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11514Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:23:31Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
title AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
spellingShingle AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
Espírito Santo, Eniel
title_short AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
title_full AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
title_fullStr AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
title_full_unstemmed AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
title_sort AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
author Espírito Santo, Eniel
author_facet Espírito Santo, Eniel
Gusmão, Roney
Santana dos Santos, Jeferson
author_role author
author2 Gusmão, Roney
Santana dos Santos, Jeferson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Eniel
Gusmão, Roney
Santana dos Santos, Jeferson
description Interessa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514
10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514/5584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 121-136
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2024v12n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612764893184