AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514 |
Resumo: | Interessa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais. |
id |
UNIT-2_805648cae022f16f64631cd09b2edf36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11514 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIAInteressa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais.Editora Universitária Tiradentes2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1151410.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 121-1362316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514/5584Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEspírito Santo, EnielGusmão, RoneySantana dos Santos, Jeferson2024-04-29T15:23:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11514Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:23:31Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
title |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
spellingShingle |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA Espírito Santo, Eniel |
title_short |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
title_full |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
title_fullStr |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
title_full_unstemmed |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
title_sort |
AUTOAVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES: UM ESTUDO COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SANTO AMARO, BAHIA |
author |
Espírito Santo, Eniel |
author_facet |
Espírito Santo, Eniel Gusmão, Roney Santana dos Santos, Jeferson |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão, Roney Santana dos Santos, Jeferson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espírito Santo, Eniel Gusmão, Roney Santana dos Santos, Jeferson |
description |
Interessa-nos analisar o nível das competências digitais dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP-TLB), visando identificar lacunas que dificultam sua práxis pedagógica online. O estudo fundamenta-se no marco teórico das competências digitais dos professores (DigCompEdu), que pressupõe as tecnologias digitais ressignificadas a partir das necessidades contextuais. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e dados coletados com 20 professores do CEEP-TLB, por meio da escala de autoavaliação DigCompEdu. Os resultados apontam que os professores estão no nível mediano, B1 (integradores), são capazes de aplicar e refletir sobre sua práxis com as tecnologias. Entretanto, possuem lacunas em usar estratégias de pesquisa online; no desenvolvimento de metodologias ativas e no fornecimento de orientações aos estudantes para um comportamento seguro online. Concluímos que a autoavaliação possibilitou identificar os pontos de melhoria, revelando as necessidades formativas dos professores no desenvolvimento das competências digitais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514 10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2024v12n2p121-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/11514/5584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 121-136 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2024v12n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612764893184 |