O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, William de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Lynn Rosalina Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872
Resumo: As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática.
id UNIT-2_810fd3492412c98ae7c4b079d5ca11a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6872
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOSFunções Executivas. Jogos Digitais. Matemática.As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/687210.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 51-652316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872/4058Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, William de SouzaAlves, Lynn Rosalina Gama2020-11-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6872Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.362865Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
title O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Santos, William de Souza
Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática.
title_short O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
title_full O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
title_sort O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
author Santos, William de Souza
author_facet Santos, William de Souza
Alves, Lynn Rosalina Gama
author_role author
author2 Alves, Lynn Rosalina Gama
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, William de Souza
Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática.
topic Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática.
description As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872
10.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872/4058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 51-65
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614371311616