O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872 |
Resumo: | As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática. |
id |
UNIT-2_810fd3492412c98ae7c4b079d5ca11a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6872 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOSFunções Executivas. Jogos Digitais. Matemática.As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/687210.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 51-652316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872/4058Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, William de SouzaAlves, Lynn Rosalina Gama2020-11-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6872Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.362865Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
title |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
spellingShingle |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS Santos, William de Souza Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática. |
title_short |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
title_full |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
title_fullStr |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
title_sort |
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS |
author |
Santos, William de Souza |
author_facet |
Santos, William de Souza Alves, Lynn Rosalina Gama |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Lynn Rosalina Gama |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, William de Souza Alves, Lynn Rosalina Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática. |
topic |
Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática. |
description |
As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872 10.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6872/4058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 51-65 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614371311616 |