Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rose Mary Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1117
Resumo: O trabalho trata dos resultados de uma pesquisa acerca dos concursos públicos que foram efetivados na Parahyba do Norte entre 1835 a 1864. O objetivo foi analisar o processo de efetivação dos concursos para o magistério primário no contexto do movimento e constituição da formação de professores na Escola Normal paraibana. Toma-se os referenciais de Edward Thompson (1981) e Antonio Gramsci (1989) para dialogar com as fontes documentais. Estas foram: Leis, decretos e regulamentos que tratam da educação escolarizada, mais especificamente sobre os concursos públicos tanto locais como nacional; Discursos e mensagens elaborados pelos presidentes da Província da Parahyba do Norte; Relatórios produzidos pelos diretores da instrução pública dirigidos aos presidentes provinciais: Produção jornalística local. O mergulho nessa documentação permitiu perceber que houve esforço do poder público paraibano em normatizar o ingresso dos professores no magistério primário pela via do concurso. Entretanto, as evidências apontaram que a prática desses concursos esteve articulada com os interesses de grupos políticos locais e assumiu o caráter de “habilitação” ao mesmo tempo em que se discutia formação do professor. Palavras-chave: Concurso público; Instrução primária; Formação de professores
id UNIT-2_869fb2ad8704f5db896fa3c4dd7c447d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1117
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)Concurso públicoInstrução primáriaFormação de professoresO trabalho trata dos resultados de uma pesquisa acerca dos concursos públicos que foram efetivados na Parahyba do Norte entre 1835 a 1864. O objetivo foi analisar o processo de efetivação dos concursos para o magistério primário no contexto do movimento e constituição da formação de professores na Escola Normal paraibana. Toma-se os referenciais de Edward Thompson (1981) e Antonio Gramsci (1989) para dialogar com as fontes documentais. Estas foram: Leis, decretos e regulamentos que tratam da educação escolarizada, mais especificamente sobre os concursos públicos tanto locais como nacional; Discursos e mensagens elaborados pelos presidentes da Província da Parahyba do Norte; Relatórios produzidos pelos diretores da instrução pública dirigidos aos presidentes provinciais: Produção jornalística local. O mergulho nessa documentação permitiu perceber que houve esforço do poder público paraibano em normatizar o ingresso dos professores no magistério primário pela via do concurso. Entretanto, as evidências apontaram que a prática desses concursos esteve articulada com os interesses de grupos políticos locais e assumiu o caráter de “habilitação” ao mesmo tempo em que se discutia formação do professor. Palavras-chave: Concurso público; Instrução primária; Formação de professores Editora Universitária Tiradentes2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/111710.17564/2316-3828.2014v2n3p197-209EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 197-2092316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1117/893Araújo, Rose Mary Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:56:33Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1117Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.716719Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
title Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
spellingShingle Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
Araújo, Rose Mary Souza
Concurso público
Instrução primária
Formação de professores
title_short Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
title_full Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
title_fullStr Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
title_full_unstemmed Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
title_sort Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)
author Araújo, Rose Mary Souza
author_facet Araújo, Rose Mary Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rose Mary Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Concurso público
Instrução primária
Formação de professores
topic Concurso público
Instrução primária
Formação de professores
description O trabalho trata dos resultados de uma pesquisa acerca dos concursos públicos que foram efetivados na Parahyba do Norte entre 1835 a 1864. O objetivo foi analisar o processo de efetivação dos concursos para o magistério primário no contexto do movimento e constituição da formação de professores na Escola Normal paraibana. Toma-se os referenciais de Edward Thompson (1981) e Antonio Gramsci (1989) para dialogar com as fontes documentais. Estas foram: Leis, decretos e regulamentos que tratam da educação escolarizada, mais especificamente sobre os concursos públicos tanto locais como nacional; Discursos e mensagens elaborados pelos presidentes da Província da Parahyba do Norte; Relatórios produzidos pelos diretores da instrução pública dirigidos aos presidentes provinciais: Produção jornalística local. O mergulho nessa documentação permitiu perceber que houve esforço do poder público paraibano em normatizar o ingresso dos professores no magistério primário pela via do concurso. Entretanto, as evidências apontaram que a prática desses concursos esteve articulada com os interesses de grupos políticos locais e assumiu o caráter de “habilitação” ao mesmo tempo em que se discutia formação do professor. Palavras-chave: Concurso público; Instrução primária; Formação de professores
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1117
10.17564/2316-3828.2014v2n3p197-209
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1117
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n3p197-209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1117/893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 197-209
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612882333696