POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilhelm, Marilene Francieli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8373
Resumo: As políticas de ingresso e afirmação situam-se no cerne do debate educacional e visam garantir oportunidades de acesso e permanência no ensino superior. Este artigo visa analisar as principais políticas públicas de inserção e afirmação no ensino superior brasileiro, em especial nas licenciaturas, os desafios relacionados à permanência dos discentes na Universidade, e a relação com a evasão acadêmica. O percurso metodológico que respalda a discussão alicerça-se a partir de pesquisa qualitativa e análise documental na área educacional. Como maneira de tratar as informações acerca do assunto, utiliza-se quadros para explicar as características, imprecisões e ações governamentais das políticas públicas de acesso e afirmação no ensino superior e nas licenciaturas. Como resultado ressalta-se o percurso de estruturação governamental para além da inserção no ensino superior, mas o alcance de uma educação firmada em princípios que possibilitam a construção da identidade oposta ao assistencialismo, à formação aligeirada, a fragilidade técnica, com o intuito de atender as necessidades econômicas, políticas e sociais vigentes.
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