POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8373 |
Resumo: | As políticas de ingresso e afirmação situam-se no cerne do debate educacional e visam garantir oportunidades de acesso e permanência no ensino superior. Este artigo visa analisar as principais políticas públicas de inserção e afirmação no ensino superior brasileiro, em especial nas licenciaturas, os desafios relacionados à permanência dos discentes na Universidade, e a relação com a evasão acadêmica. O percurso metodológico que respalda a discussão alicerça-se a partir de pesquisa qualitativa e análise documental na área educacional. Como maneira de tratar as informações acerca do assunto, utiliza-se quadros para explicar as características, imprecisões e ações governamentais das políticas públicas de acesso e afirmação no ensino superior e nas licenciaturas. Como resultado ressalta-se o percurso de estruturação governamental para além da inserção no ensino superior, mas o alcance de uma educação firmada em princípios que possibilitam a construção da identidade oposta ao assistencialismo, à formação aligeirada, a fragilidade técnica, com o intuito de atender as necessidades econômicas, políticas e sociais vigentes. |
id |
UNIT-2_944f4381466dae9b79a1ff154c2f4776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8373 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS?políticas públicas. inserção/afirmação. ensino superior. licenciaturas.As políticas de ingresso e afirmação situam-se no cerne do debate educacional e visam garantir oportunidades de acesso e permanência no ensino superior. Este artigo visa analisar as principais políticas públicas de inserção e afirmação no ensino superior brasileiro, em especial nas licenciaturas, os desafios relacionados à permanência dos discentes na Universidade, e a relação com a evasão acadêmica. O percurso metodológico que respalda a discussão alicerça-se a partir de pesquisa qualitativa e análise documental na área educacional. Como maneira de tratar as informações acerca do assunto, utiliza-se quadros para explicar as características, imprecisões e ações governamentais das políticas públicas de acesso e afirmação no ensino superior e nas licenciaturas. Como resultado ressalta-se o percurso de estruturação governamental para além da inserção no ensino superior, mas o alcance de uma educação firmada em princípios que possibilitam a construção da identidade oposta ao assistencialismo, à formação aligeirada, a fragilidade técnica, com o intuito de atender as necessidades econômicas, políticas e sociais vigentes.Editora Universitária Tiradentes2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/837310.17564/2316-3828.2021v10n3p292-305EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 292-3052316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8373/4650Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilhelm, Marilene FrancieliSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8373Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.895542Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? Wilhelm, Marilene Francieli políticas públicas. inserção/afirmação. ensino superior. licenciaturas. |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS? |
author |
Wilhelm, Marilene Francieli |
author_facet |
Wilhelm, Marilene Francieli Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
author_role |
author |
author2 |
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wilhelm, Marilene Francieli Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas públicas. inserção/afirmação. ensino superior. licenciaturas. |
topic |
políticas públicas. inserção/afirmação. ensino superior. licenciaturas. |
description |
As políticas de ingresso e afirmação situam-se no cerne do debate educacional e visam garantir oportunidades de acesso e permanência no ensino superior. Este artigo visa analisar as principais políticas públicas de inserção e afirmação no ensino superior brasileiro, em especial nas licenciaturas, os desafios relacionados à permanência dos discentes na Universidade, e a relação com a evasão acadêmica. O percurso metodológico que respalda a discussão alicerça-se a partir de pesquisa qualitativa e análise documental na área educacional. Como maneira de tratar as informações acerca do assunto, utiliza-se quadros para explicar as características, imprecisões e ações governamentais das políticas públicas de acesso e afirmação no ensino superior e nas licenciaturas. Como resultado ressalta-se o percurso de estruturação governamental para além da inserção no ensino superior, mas o alcance de uma educação firmada em princípios que possibilitam a construção da identidade oposta ao assistencialismo, à formação aligeirada, a fragilidade técnica, com o intuito de atender as necessidades econômicas, políticas e sociais vigentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8373 10.17564/2316-3828.2021v10n3p292-305 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8373 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2021v10n3p292-305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8373/4650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 292-305 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v10n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614838976512 |