O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Orides Piveta, da Costa, Paulo Ramsés, Renovato, Rogério Dias, Sales, Cibele de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274
Resumo: A preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas.
id UNIT-2_aaa6ea940b6b3ad98ddd69cae9c20855
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5274
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDEMetodologias AtivasEstratégias de EnsinoFormação ProfissionalEducação em SaúdeA preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas.Editora Universitária Tiradentes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/527410.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 41-542316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274/3817Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz da Silva, Luiz AlbertoJunior, Orides Pivetada Costa, Paulo RamsésRenovato, Rogério DiasSales, Cibele de Moura2020-11-18T20:15:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5274Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.990911Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
title O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
spellingShingle O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Metodologias Ativas
Estratégias de Ensino
Formação Profissional
Educação em Saúde
title_short O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
title_full O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
title_fullStr O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
title_full_unstemmed O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
title_sort O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
author Ruiz da Silva, Luiz Alberto
author_facet Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Junior, Orides Piveta
da Costa, Paulo Ramsés
Renovato, Rogério Dias
Sales, Cibele de Moura
author_role author
author2 Junior, Orides Piveta
da Costa, Paulo Ramsés
Renovato, Rogério Dias
Sales, Cibele de Moura
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz da Silva, Luiz Alberto
Junior, Orides Piveta
da Costa, Paulo Ramsés
Renovato, Rogério Dias
Sales, Cibele de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Estratégias de Ensino
Formação Profissional
Educação em Saúde
topic Metodologias Ativas
Estratégias de Ensino
Formação Profissional
Educação em Saúde
description A preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274
10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274/3817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 41-54
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614296862720