O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274 |
Resumo: | A preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas. |
id |
UNIT-2_aaa6ea940b6b3ad98ddd69cae9c20855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5274 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDEMetodologias AtivasEstratégias de EnsinoFormação ProfissionalEducação em SaúdeA preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas.Editora Universitária Tiradentes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/527410.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 41-542316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274/3817Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz da Silva, Luiz AlbertoJunior, Orides Pivetada Costa, Paulo RamsésRenovato, Rogério DiasSales, Cibele de Moura2020-11-18T20:15:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5274Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.990911Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
title |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
spellingShingle |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE Ruiz da Silva, Luiz Alberto Metodologias Ativas Estratégias de Ensino Formação Profissional Educação em Saúde |
title_short |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
title_full |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
title_fullStr |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
title_sort |
O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE |
author |
Ruiz da Silva, Luiz Alberto |
author_facet |
Ruiz da Silva, Luiz Alberto Junior, Orides Piveta da Costa, Paulo Ramsés Renovato, Rogério Dias Sales, Cibele de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Orides Piveta da Costa, Paulo Ramsés Renovato, Rogério Dias Sales, Cibele de Moura |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz da Silva, Luiz Alberto Junior, Orides Piveta da Costa, Paulo Ramsés Renovato, Rogério Dias Sales, Cibele de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Estratégias de Ensino Formação Profissional Educação em Saúde |
topic |
Metodologias Ativas Estratégias de Ensino Formação Profissional Educação em Saúde |
description |
A preocupação com a formação e os métodos de ensino-aprendizagem dos profissionais na área de saúde são pontos importantes a serem considerados pelas instituições de ensino superior, uma vez que há a necessidade de se analisar constantemente as técnicas e as metodologias utilizadas para formar tais profissionais. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a utilização do Arco de Maguerez, metodologia ativa empregada para a formação continuada de profissionais da área de saúde, a partir de análise documental. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, como método ativo na formação continuada dos profissionais de saúde, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, crítica e também investigativa, identificando o problema, e instigando-os à formação de um raciocínio crítico para a seleção das soluções propostas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274 10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5274/3817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 41-54 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614296862720 |