EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442 |
Resumo: | A Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observamreproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidascom intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade dosujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo--discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meioda realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola sepode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos. |
id |
UNIT-2_aac510c0b00478b3d709a24964879db8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/10442 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DORA Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observamreproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidascom intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade dosujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo--discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meioda realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola sepode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos.Editora Universitária Tiradentes2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNúmero temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1044210.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152EDUCAÇÃO; v. 11 n. 1 (2021): Número Temático - Pedagogias Transgressoras Vol. 1; 140-1522316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v11n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442/4648 Lacerda de Jesus, Karla Thaís Barbosa Pacheco Souza, Lívia Santos Bispo, Silvanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-09T03:49:56Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/10442Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:13.017181Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
title |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
spellingShingle |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR Lacerda de Jesus, Karla Thaís |
title_short |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
title_full |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
title_fullStr |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
title_full_unstemmed |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
title_sort |
EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR |
author |
Lacerda de Jesus, Karla Thaís |
author_facet |
Lacerda de Jesus, Karla Thaís Barbosa Pacheco Souza, Lívia Santos Bispo, Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Pacheco Souza, Lívia Santos Bispo, Silvana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda de Jesus, Karla Thaís Barbosa Pacheco Souza, Lívia Santos Bispo, Silvana |
description |
A Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observamreproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidascom intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade dosujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo--discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meioda realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola sepode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Número temático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442 10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442/4648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 11 n. 1 (2021): Número Temático - Pedagogias Transgressoras Vol. 1; 140-152 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v11n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220615369555968 |