EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda de Jesus, Karla Thaís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa Pacheco Souza, Lívia, Santos Bispo, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442
Resumo: A Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observamreproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidascom intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade dosujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo--discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meioda realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola sepode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos.
id UNIT-2_aac510c0b00478b3d709a24964879db8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/10442
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DORA Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observamreproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidascom intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade dosujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo--discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meioda realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola sepode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos.Editora Universitária Tiradentes2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNúmero temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1044210.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152EDUCAÇÃO; v. 11 n. 1 (2021): Número Temático - Pedagogias Transgressoras Vol. 1; 140-1522316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v11n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442/4648 Lacerda de Jesus, Karla Thaís Barbosa Pacheco Souza, Lívia Santos Bispo, Silvanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-09T03:49:56Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/10442Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:13.017181Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
title EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
spellingShingle EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
Lacerda de Jesus, Karla Thaís
title_short EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
title_full EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
title_fullStr EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
title_full_unstemmed EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
title_sort EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
author Lacerda de Jesus, Karla Thaís
author_facet Lacerda de Jesus, Karla Thaís
Barbosa Pacheco Souza, Lívia
Santos Bispo, Silvana
author_role author
author2 Barbosa Pacheco Souza, Lívia
Santos Bispo, Silvana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda de Jesus, Karla Thaís
Barbosa Pacheco Souza, Lívia
Santos Bispo, Silvana
description A Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observamreproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidascom intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade dosujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo--discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meioda realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola sepode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Número temático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442
10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10442/4648
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 11 n. 1 (2021): Número Temático - Pedagogias Transgressoras Vol. 1; 140-152
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2021v11n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220615369555968