A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2547
Resumo: Desde sua institucionalização como campo disciplinar no interior dos cursos de formação de professores a História da Educação se aproximou dos estudos históricos de modelos pedagógicos, das ideias pedagógicas, e adquiriu um caráter mais pragmático e de formação moral. Nesse processo, afastou-se da educação escolar enquanto objeto de investigação. Entretanto, a partir dos anos 1990 a temática “instituições escolares” se tornou a principal linha investigativa da área. Com o crescente número de trabalhos nas últimas décadas, podemos falar em uma (re)conciliação da área com as instituições escolares? Com o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre esta indagação, este texto se divide em torno de três aspectos. O ponto de partida é o panorama internacional da constituição da História da Educação enquanto campo disciplinar. Em seguida, apresenta o debate acerca das tradições historiográficas que fazem parte do processo de consolidação da área no Brasil. A terceira e última parte apresenta a trajetória e reflexões acerca dos estudos sobre instituições escolares no Brasil. Argumenta-se que os estudos sobre instituições escolares não são domínio exclusivo de uma determinada abordagem historiográfica, e se inserem em um contexto de disputa ideológica no interior da própria História da Educação. 
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