A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2547 |
Resumo: | Desde sua institucionalização como campo disciplinar no interior dos cursos de formação de professores a História da Educação se aproximou dos estudos históricos de modelos pedagógicos, das ideias pedagógicas, e adquiriu um caráter mais pragmático e de formação moral. Nesse processo, afastou-se da educação escolar enquanto objeto de investigação. Entretanto, a partir dos anos 1990 a temática “instituições escolares” se tornou a principal linha investigativa da área. Com o crescente número de trabalhos nas últimas décadas, podemos falar em uma (re)conciliação da área com as instituições escolares? Com o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre esta indagação, este texto se divide em torno de três aspectos. O ponto de partida é o panorama internacional da constituição da História da Educação enquanto campo disciplinar. Em seguida, apresenta o debate acerca das tradições historiográficas que fazem parte do processo de consolidação da área no Brasil. A terceira e última parte apresenta a trajetória e reflexões acerca dos estudos sobre instituições escolares no Brasil. Argumenta-se que os estudos sobre instituições escolares não são domínio exclusivo de uma determinada abordagem historiográfica, e se inserem em um contexto de disputa ideológica no interior da própria História da Educação. |
id |
UNIT-2_acbccef944293882e5b1ad4b03ddce24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2547 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOSHistória da Educação. HIstoriografia da Educação. Instituições Escolares.Desde sua institucionalização como campo disciplinar no interior dos cursos de formação de professores a História da Educação se aproximou dos estudos históricos de modelos pedagógicos, das ideias pedagógicas, e adquiriu um caráter mais pragmático e de formação moral. Nesse processo, afastou-se da educação escolar enquanto objeto de investigação. Entretanto, a partir dos anos 1990 a temática “instituições escolares” se tornou a principal linha investigativa da área. Com o crescente número de trabalhos nas últimas décadas, podemos falar em uma (re)conciliação da área com as instituições escolares? Com o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre esta indagação, este texto se divide em torno de três aspectos. O ponto de partida é o panorama internacional da constituição da História da Educação enquanto campo disciplinar. Em seguida, apresenta o debate acerca das tradições historiográficas que fazem parte do processo de consolidação da área no Brasil. A terceira e última parte apresenta a trajetória e reflexões acerca dos estudos sobre instituições escolares no Brasil. Argumenta-se que os estudos sobre instituições escolares não são domínio exclusivo de uma determinada abordagem historiográfica, e se inserem em um contexto de disputa ideológica no interior da própria História da Educação. Editora Universitária Tiradentes2015-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/254710.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 9-202316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v4n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2547/1432Ruckstadter, Vanessa Campos Marianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:36:27Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2547Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.657520Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
spellingShingle |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano História da Educação. HIstoriografia da Educação. Instituições Escolares. |
title_short |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_full |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_fullStr |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_full_unstemmed |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
title_sort |
A (RE)CONCILIAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ALGUNS APONTAMENTOS |
author |
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano |
author_facet |
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação. HIstoriografia da Educação. Instituições Escolares. |
topic |
História da Educação. HIstoriografia da Educação. Instituições Escolares. |
description |
Desde sua institucionalização como campo disciplinar no interior dos cursos de formação de professores a História da Educação se aproximou dos estudos históricos de modelos pedagógicos, das ideias pedagógicas, e adquiriu um caráter mais pragmático e de formação moral. Nesse processo, afastou-se da educação escolar enquanto objeto de investigação. Entretanto, a partir dos anos 1990 a temática “instituições escolares” se tornou a principal linha investigativa da área. Com o crescente número de trabalhos nas últimas décadas, podemos falar em uma (re)conciliação da área com as instituições escolares? Com o objetivo de apresentar alguns apontamentos sobre esta indagação, este texto se divide em torno de três aspectos. O ponto de partida é o panorama internacional da constituição da História da Educação enquanto campo disciplinar. Em seguida, apresenta o debate acerca das tradições historiográficas que fazem parte do processo de consolidação da área no Brasil. A terceira e última parte apresenta a trajetória e reflexões acerca dos estudos sobre instituições escolares no Brasil. Argumenta-se que os estudos sobre instituições escolares não são domínio exclusivo de uma determinada abordagem historiográfica, e se inserem em um contexto de disputa ideológica no interior da própria História da Educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2547 10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2547 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v4n1p9-20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2547/1432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 9-20 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v4n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613382504448 |