A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado busca contribuir, complementar e ampliar o escopo de pesquisas envolvendo o uso das tecnologias digitais no processo de formação de professores sob a perspectiva do professor-autor, a partir de uma estratégia pedagógica que envolve a autoria sob a perspectiva da curadoria digital, articulada aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (ou Personal Learning Environments - PLE). O objetivo consiste em analisar as possibilidades das ferramentas de curadoria on-line como espaços para o exercício da autoria e da socialização de saberes na perspectiva do PLE, no contexto da formação inicial de professores de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia, envolvendo um grupo de acadêmicos de licenciatura regularmente matriculados no curso Letras. Os dados foram produzidos a partir de observação in loco durante as aulas e dos documentos on-line produzidos pelos estudantes, seguido por um processo de análise documental. Resultados apontam que as ferramentas de curadoria oportunizam a autoria, uma vez que tornam público um conjunto de escolhas do sujeito, caracterizando um primeiro movimento de gestão e apropriação do PLE |
id |
UNIT-2_b3ae54bdf07c32fd1ee07d903ed7a36a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4437 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDEcuradoria digitalformação de professoresambientes pessoais de aprendizagemO estudo aqui apresentado busca contribuir, complementar e ampliar o escopo de pesquisas envolvendo o uso das tecnologias digitais no processo de formação de professores sob a perspectiva do professor-autor, a partir de uma estratégia pedagógica que envolve a autoria sob a perspectiva da curadoria digital, articulada aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (ou Personal Learning Environments - PLE). O objetivo consiste em analisar as possibilidades das ferramentas de curadoria on-line como espaços para o exercício da autoria e da socialização de saberes na perspectiva do PLE, no contexto da formação inicial de professores de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia, envolvendo um grupo de acadêmicos de licenciatura regularmente matriculados no curso Letras. Os dados foram produzidos a partir de observação in loco durante as aulas e dos documentos on-line produzidos pelos estudantes, seguido por um processo de análise documental. Resultados apontam que as ferramentas de curadoria oportunizam a autoria, uma vez que tornam público um conjunto de escolhas do sujeito, caracterizando um primeiro movimento de gestão e apropriação do PLEEditora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; método cartográfico; análise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/443710.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 93-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437/2491Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer Bassani, PatríciaBiolo Magnus, EmanueleWilbert, Berta2020-11-18T20:56:24Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4437Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.721297Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
title |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
spellingShingle |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE Scherer Bassani, Patrícia curadoria digital formação de professores ambientes pessoais de aprendizagem |
title_short |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
title_full |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
title_fullStr |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
title_full_unstemmed |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
title_sort |
A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE |
author |
Scherer Bassani, Patrícia |
author_facet |
Scherer Bassani, Patrícia Biolo Magnus, Emanuele Wilbert, Berta |
author_role |
author |
author2 |
Biolo Magnus, Emanuele Wilbert, Berta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer Bassani, Patrícia Biolo Magnus, Emanuele Wilbert, Berta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curadoria digital formação de professores ambientes pessoais de aprendizagem |
topic |
curadoria digital formação de professores ambientes pessoais de aprendizagem |
description |
O estudo aqui apresentado busca contribuir, complementar e ampliar o escopo de pesquisas envolvendo o uso das tecnologias digitais no processo de formação de professores sob a perspectiva do professor-autor, a partir de uma estratégia pedagógica que envolve a autoria sob a perspectiva da curadoria digital, articulada aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (ou Personal Learning Environments - PLE). O objetivo consiste em analisar as possibilidades das ferramentas de curadoria on-line como espaços para o exercício da autoria e da socialização de saberes na perspectiva do PLE, no contexto da formação inicial de professores de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia, envolvendo um grupo de acadêmicos de licenciatura regularmente matriculados no curso Letras. Os dados foram produzidos a partir de observação in loco durante as aulas e dos documentos on-line produzidos pelos estudantes, seguido por um processo de análise documental. Resultados apontam que as ferramentas de curadoria oportunizam a autoria, uma vez que tornam público um conjunto de escolhas do sujeito, caracterizando um primeiro movimento de gestão e apropriação do PLE |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa; método cartográfico; análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437 10.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437/2491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 93-106 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v6n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613886869504 |