Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldens, Dinamara Garcia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barboza, Rafael Santos, Martins, Barbara Távora, Fusaro, Luana Garcia, Dória, Mary Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511
Resumo: A partir da importância adquirida pelas discussões sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na contemporaneidade, este trabalho busca contribuir para que as reflexões acerca do tema não cessem ou se naturalizem. Discute-se, assim, a noção entre corpo, disciplinarização, escola e modos de subjetivação, com ênfase de investigação nas três categorias sintomáticas principais do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O referencial teórico-metodológico utilizado ampara-se nas relações de saber-poder trabalhadas por Foucault. Considera-se que a função do diagnóstico de TDAH envolve menos uma busca pela autonomia do sujeito frente a seu mal-estar e mais um mecanismo que captura a subjetividade do estudante, diminuindo as possibilidades de diferença no contexto escolar.
id UNIT-2_d7113a09aadb0f89d743eefce6c7467a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2511
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAHPsicopatologiaContemporaneidadeTDAHEscolaDisciplina.A partir da importância adquirida pelas discussões sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na contemporaneidade, este trabalho busca contribuir para que as reflexões acerca do tema não cessem ou se naturalizem. Discute-se, assim, a noção entre corpo, disciplinarização, escola e modos de subjetivação, com ênfase de investigação nas três categorias sintomáticas principais do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O referencial teórico-metodológico utilizado ampara-se nas relações de saber-poder trabalhadas por Foucault. Considera-se que a função do diagnóstico de TDAH envolve menos uma busca pela autonomia do sujeito frente a seu mal-estar e mais um mecanismo que captura a subjetividade do estudante, diminuindo as possibilidades de diferença no contexto escolar.Editora Universitária Tiradentes2016-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/251110.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 159-1682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511/1829Feldens, Dinamara GarciaBarboza, Rafael SantosMartins, Barbara TávoraFusaro, Luana GarciaDória, Mary Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:19:25Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2511Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.575926Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
title Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
spellingShingle Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
Feldens, Dinamara Garcia
Psicopatologia
Contemporaneidade
TDAH
Escola
Disciplina.
title_short Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
title_full Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
title_fullStr Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
title_full_unstemmed Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
title_sort Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
author Feldens, Dinamara Garcia
author_facet Feldens, Dinamara Garcia
Barboza, Rafael Santos
Martins, Barbara Távora
Fusaro, Luana Garcia
Dória, Mary Barreto
author_role author
author2 Barboza, Rafael Santos
Martins, Barbara Távora
Fusaro, Luana Garcia
Dória, Mary Barreto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldens, Dinamara Garcia
Barboza, Rafael Santos
Martins, Barbara Távora
Fusaro, Luana Garcia
Dória, Mary Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopatologia
Contemporaneidade
TDAH
Escola
Disciplina.
topic Psicopatologia
Contemporaneidade
TDAH
Escola
Disciplina.
description A partir da importância adquirida pelas discussões sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na contemporaneidade, este trabalho busca contribuir para que as reflexões acerca do tema não cessem ou se naturalizem. Discute-se, assim, a noção entre corpo, disciplinarização, escola e modos de subjetivação, com ênfase de investigação nas três categorias sintomáticas principais do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O referencial teórico-metodológico utilizado ampara-se nas relações de saber-poder trabalhadas por Foucault. Considera-se que a função do diagnóstico de TDAH envolve menos uma busca pela autonomia do sujeito frente a seu mal-estar e mais um mecanismo que captura a subjetividade do estudante, diminuindo as possibilidades de diferença no contexto escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511
10.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511/1829
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 159-168
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613379358720