Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511 |
Resumo: | A partir da importância adquirida pelas discussões sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na contemporaneidade, este trabalho busca contribuir para que as reflexões acerca do tema não cessem ou se naturalizem. Discute-se, assim, a noção entre corpo, disciplinarização, escola e modos de subjetivação, com ênfase de investigação nas três categorias sintomáticas principais do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O referencial teórico-metodológico utilizado ampara-se nas relações de saber-poder trabalhadas por Foucault. Considera-se que a função do diagnóstico de TDAH envolve menos uma busca pela autonomia do sujeito frente a seu mal-estar e mais um mecanismo que captura a subjetividade do estudante, diminuindo as possibilidades de diferença no contexto escolar. |
id |
UNIT-2_d7113a09aadb0f89d743eefce6c7467a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2511 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAHPsicopatologiaContemporaneidadeTDAHEscolaDisciplina.A partir da importância adquirida pelas discussões sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na contemporaneidade, este trabalho busca contribuir para que as reflexões acerca do tema não cessem ou se naturalizem. Discute-se, assim, a noção entre corpo, disciplinarização, escola e modos de subjetivação, com ênfase de investigação nas três categorias sintomáticas principais do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O referencial teórico-metodológico utilizado ampara-se nas relações de saber-poder trabalhadas por Foucault. Considera-se que a função do diagnóstico de TDAH envolve menos uma busca pela autonomia do sujeito frente a seu mal-estar e mais um mecanismo que captura a subjetividade do estudante, diminuindo as possibilidades de diferença no contexto escolar.Editora Universitária Tiradentes2016-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/251110.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 159-1682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511/1829Feldens, Dinamara GarciaBarboza, Rafael SantosMartins, Barbara TávoraFusaro, Luana GarciaDória, Mary Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:19:25Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2511Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.575926Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
title |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
spellingShingle |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH Feldens, Dinamara Garcia Psicopatologia Contemporaneidade TDAH Escola Disciplina. |
title_short |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
title_full |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
title_fullStr |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
title_full_unstemmed |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
title_sort |
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH |
author |
Feldens, Dinamara Garcia |
author_facet |
Feldens, Dinamara Garcia Barboza, Rafael Santos Martins, Barbara Távora Fusaro, Luana Garcia Dória, Mary Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Rafael Santos Martins, Barbara Távora Fusaro, Luana Garcia Dória, Mary Barreto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldens, Dinamara Garcia Barboza, Rafael Santos Martins, Barbara Távora Fusaro, Luana Garcia Dória, Mary Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopatologia Contemporaneidade TDAH Escola Disciplina. |
topic |
Psicopatologia Contemporaneidade TDAH Escola Disciplina. |
description |
A partir da importância adquirida pelas discussões sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na contemporaneidade, este trabalho busca contribuir para que as reflexões acerca do tema não cessem ou se naturalizem. Discute-se, assim, a noção entre corpo, disciplinarização, escola e modos de subjetivação, com ênfase de investigação nas três categorias sintomáticas principais do TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O referencial teórico-metodológico utilizado ampara-se nas relações de saber-poder trabalhadas por Foucault. Considera-se que a função do diagnóstico de TDAH envolve menos uma busca pela autonomia do sujeito frente a seu mal-estar e mais um mecanismo que captura a subjetividade do estudante, diminuindo as possibilidades de diferença no contexto escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511 10.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v4n3p159-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2511/1829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 159-168 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v4n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613379358720 |