OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FORMA DE FICHAMENTO DE TEXTOS PARA O LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4487 |
Resumo: | O presente artigo aborda o estado da arte como possibilidade metodológica atual, especialmente voltada às variadas articulações e estruturas de análises que demanda a pesquisa científica no cenário educacional emergente. Esta opção de pesquisa-formação científica profunda, à luz de categorias e particularidades, inventariante e bibliográfica, ordena periodicamente todo o conjunto de dados de modo multirreferencial, sob uma visão holística e complexa. A técnica de mapas conceituais, como suporte de levantamento do estado da arte em pesquisa-formação, foi utilizada em um experimento na formação de pesquisadores, em processo de doutoramento, em uma universidade de grande porte, localizada na região sul do Brasil. Com o questionamento: “De que modo a técnica denominada “mapas conceituais” pode contribuir para o levantamento do estado da arte?”, foi analisado o procedimento dos mapas conceituais como fichamento de textos para a pesquisa estado da arte. Dentre os autores referenciados, nomeiam-se FERREIRA (2002), ROMANOWSKI e ENS (2006) para preceitos sobre o levantamento do estado da arte, MARRIOT e TORRES (2007) para as considerações sobre mapas conceituais, SANTOS e ROSSINI (2015) e MORIN (2007) para estruturar a pesquisa-formação na complexidade. Considerou-se, assim, que o uso de mapas conceituais como fichamento para o levantamento do estado da arte é de valor significativo para o processo de formação de professores – pesquisadores – autores, pois permite analisar a construção de novas propostas metodológicas, organizar ideias e conceitos, construir e socializar conhecimento por meio de redes de pesquisa. |
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OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FORMA DE FICHAMENTO DE TEXTOS PARA O LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTEEstado da arteMapa conceitualPesquisa-formaçãoO presente artigo aborda o estado da arte como possibilidade metodológica atual, especialmente voltada às variadas articulações e estruturas de análises que demanda a pesquisa científica no cenário educacional emergente. Esta opção de pesquisa-formação científica profunda, à luz de categorias e particularidades, inventariante e bibliográfica, ordena periodicamente todo o conjunto de dados de modo multirreferencial, sob uma visão holística e complexa. A técnica de mapas conceituais, como suporte de levantamento do estado da arte em pesquisa-formação, foi utilizada em um experimento na formação de pesquisadores, em processo de doutoramento, em uma universidade de grande porte, localizada na região sul do Brasil. Com o questionamento: “De que modo a técnica denominada “mapas conceituais” pode contribuir para o levantamento do estado da arte?”, foi analisado o procedimento dos mapas conceituais como fichamento de textos para a pesquisa estado da arte. Dentre os autores referenciados, nomeiam-se FERREIRA (2002), ROMANOWSKI e ENS (2006) para preceitos sobre o levantamento do estado da arte, MARRIOT e TORRES (2007) para as considerações sobre mapas conceituais, SANTOS e ROSSINI (2015) e MORIN (2007) para estruturar a pesquisa-formação na complexidade. Considerou-se, assim, que o uso de mapas conceituais como fichamento para o levantamento do estado da arte é de valor significativo para o processo de formação de professores – pesquisadores – autores, pois permite analisar a construção de novas propostas metodológicas, organizar ideias e conceitos, construir e socializar conhecimento por meio de redes de pesquisa.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/448710.17564/2316-3828.2017v6n1p71-80EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 71-802316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4487/2419Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Patricia LupionZaclikevic, Claudete MariaCarneiro, Virgínia Bastos2020-11-18T20:59:56Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4487Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.156644Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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