PROJETO PENSAR, CONECTAR E FAZER: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DA PROPORCIONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Juscileide Braga de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro Filho, José Aires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6937
Resumo: Considerando que as representações e comunicações possibilitadas pelas tecnologias digitais, trazem para a Educação Matemática uma variedade de formas de expressão e de perspectivas de trabalho em sala de aula; este artigo tem como objetivo analisar evidências do potencial das tecnologias utilizadas durante o projeto Pensar, Conectar e Fazer; para a aprendizagem de conceitos relacionados à proporcionalidade. O projeto realizado com 12 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental buscou promover a construção e a reflexão de conceitos Matemáticos a partir do uso de Recursos Educacionais Digitais (vídeos, softwares, simulações, aplicativos) e da produção colaborativa de materiais (vídeos, infográficos, textos argumentativos, dentre outros etc). Os resultados trazem evidências de que as tecnologias contribuíram para o desenvolvimento da compreensão da proporcionalidade, por meio da visualização e da representação; da construção e produção de conhecimento; e da significação.
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