APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bari, Valéria Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Shirley dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126
Resumo: Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada.
id UNIT-2_f5369906f4e5cb47cd8cc4036909ab76
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4126
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃOEducomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada.Editora Universitária Tiradentes2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/412610.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 29-402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126/2104Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBari, Valéria AparecidaFerreira, Shirley dos Santos2020-11-18T21:10:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4126Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.101622Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
title APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
spellingShingle APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
Bari, Valéria Aparecida
Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.
title_short APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
title_full APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
title_fullStr APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
title_sort APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
author Bari, Valéria Aparecida
author_facet Bari, Valéria Aparecida
Ferreira, Shirley dos Santos
author_role author
author2 Ferreira, Shirley dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bari, Valéria Aparecida
Ferreira, Shirley dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.
topic Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.
description Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126
10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126/2104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 29-40
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v5n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613838635008