APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126 |
Resumo: | Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada. |
id |
UNIT-2_f5369906f4e5cb47cd8cc4036909ab76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4126 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃOEducomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada.Editora Universitária Tiradentes2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/412610.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 29-402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126/2104Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBari, Valéria AparecidaFerreira, Shirley dos Santos2020-11-18T21:10:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4126Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.101622Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
title |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO Bari, Valéria Aparecida Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos. |
title_short |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
title_full |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
title_sort |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO |
author |
Bari, Valéria Aparecida |
author_facet |
Bari, Valéria Aparecida Ferreira, Shirley dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Shirley dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bari, Valéria Aparecida Ferreira, Shirley dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos. |
topic |
Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos. |
description |
Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126 10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4126/2104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 29-40 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613838635008 |