TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs. |
id |
UNIT-2_f8cd0bf40f2ad85e29f43694aaaff73e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9564 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENATecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsino SuperiorEnsino OnlineEducação Remota EmergencialAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 38-522316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564/5549Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarbin, Fernanda Gobbi de BoerCarvajal, Carlos Alberto RojasGuilherme, Alexandre2024-04-29T15:05:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9564Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:05:36Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
title |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
spellingShingle |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA Garbin, Fernanda Gobbi de Boer Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Superior Ensino Online Educação Remota Emergencial |
title_short |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
title_full |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
title_fullStr |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
title_full_unstemmed |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
title_sort |
TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA |
author |
Garbin, Fernanda Gobbi de Boer |
author_facet |
Garbin, Fernanda Gobbi de Boer Carvajal, Carlos Alberto Rojas Guilherme, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Carvajal, Carlos Alberto Rojas Guilherme, Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garbin, Fernanda Gobbi de Boer Carvajal, Carlos Alberto Rojas Guilherme, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Superior Ensino Online Educação Remota Emergencial |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Ensino Superior Ensino Online Educação Remota Emergencial |
description |
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564/5549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 38-52 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2024v12n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612755456000 |