TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Carvajal, Carlos Alberto Rojas, Guilherme, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs.
id UNIT-2_f8cd0bf40f2ad85e29f43694aaaff73e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9564
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENATecnologias da Informação e ComunicaçãoEnsino SuperiorEnsino OnlineEducação Remota EmergencialAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 38-522316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564/5549Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarbin, Fernanda Gobbi de BoerCarvajal, Carlos Alberto RojasGuilherme, Alexandre2024-04-29T15:05:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9564Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-04-29T15:05:36Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
title TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
spellingShingle TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino Superior
Ensino Online
Educação Remota Emergencial
title_short TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
title_full TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
title_fullStr TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
title_full_unstemmed TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
title_sort TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA
author Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
author_facet Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
Carvajal, Carlos Alberto Rojas
Guilherme, Alexandre
author_role author
author2 Carvajal, Carlos Alberto Rojas
Guilherme, Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
Carvajal, Carlos Alberto Rojas
Guilherme, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino Superior
Ensino Online
Educação Remota Emergencial
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Ensino Superior
Ensino Online
Educação Remota Emergencial
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564/5549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 38-52
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2024v12n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612755456000