FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682 |
Resumo: | A aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014 foi um importante palco para as manifestações conservadoras presentes no Congresso Nacional, com a proposta de retirada de qualquer proposição discursiva que envolvesse o trabalho escolar com temas relacionados a gênero e sexualidade. Entretanto, no ano seguinte, em 2015, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos profissionais do magistério estabelecendo que os conteúdos específicos em “direitos humanos, diversidades étnico- racial, de gênero, sexual” (BRASIL, 2015, p.11) devem ser garantidos nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura do Brasil. Essa medida pode ser considerada um avanço diante de diversos retrocessos que vêm ocorrendo no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas sobre os estudos de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura das universidades públicas das cidades de Juazeiro - BA e Petrolina - PE. |
id |
UESB-7_702722d0e082f8c5ad77d0e28d59ac96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5682 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOSTEACHERS TRAINING IN NORTHEAST PUBLIC UNIVERSITIES: GENDER AS DEMOCRATIC RESISTANCE IN THE CURRICULUMSFORMACIÓN DOCENTE EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS DEL NORDESTE: GÉNERO COMO RESISTENCIA DEMOCRÁTICA EN LOS CURRÍCULOSGênero e EducaçãoFormação DocenteResistênciaGénero y EducaciónFormación docenteResistenciaGender and EducationTeacher TrainingResistance A aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014 foi um importante palco para as manifestações conservadoras presentes no Congresso Nacional, com a proposta de retirada de qualquer proposição discursiva que envolvesse o trabalho escolar com temas relacionados a gênero e sexualidade. Entretanto, no ano seguinte, em 2015, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos profissionais do magistério estabelecendo que os conteúdos específicos em “direitos humanos, diversidades étnico- racial, de gênero, sexual” (BRASIL, 2015, p.11) devem ser garantidos nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura do Brasil. Essa medida pode ser considerada um avanço diante de diversos retrocessos que vêm ocorrendo no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas sobre os estudos de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura das universidades públicas das cidades de Juazeiro - BA e Petrolina - PE. The approval of the National Education Plan in 2014 was an important stage for the conservative demonstrations in the National Congress, with the proposal to withdraw any discursive proposition involving school work with themes related to gender and sexuality. However, the following year, in 2015, the National Education Council (CNE) defined the National Curricular Guidelines for initial training at the higher level of teaching professionals, establishing that the specific contents in "human rights, ethnic-racial diversity, gender , sexual "(BRAZIL, 2015, p.11) must be guaranteed in the curricular structures of Brazilian undergraduate courses. This measure can be considered as an advance in the face of several setbacks that have been taking place in the country. The purpose of this study is to identify the existence or not of compulsory and / or elective courses on gender and sexuality studies in the undergraduate courses of public universities in the cities of Juazeiro - BA and Petrolina - PE. La aprobación del Plan Nacional de Educación en 2014 fue un importante escenario para las manifestaciones conservadoras presentes en el Congreso Nacional, con la propuesta de retirar cualquier proposición discursiva que involucrar el trabajo escolar con temas relacionados con género y sexualidad. En el año siguiente, en 2015, el Consejo Nacional de Educación (CNE) definió las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial a nivel superior de los profesionales del magisterio estableciendo que los contenidos específicos en "derechos humanos, diversidades étnico- racial, de género (BRASIL, 2015, p.11) deben ser garantizados en las estructuras curriculares de los cursos de licenciatura de Brasil. Esta medida puede ser considerada un avance ante diversos retrocesos que vienen ocurriendo en el país. Así, el presente trabajo tiene como objetivo identificar la existencia o no de disciplinas obligatorias y / o electivas sobre los estudios de género y sexualidad en los cursos de licenciatura de las universidades públicas de las ciudades de Juazeiro - BA y Petrolina - PE. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/568210.22481/praxisedu.v15i35.5682Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-2922178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682/4293Roseno, Camila dos PassosAuad, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5682Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS TEACHERS TRAINING IN NORTHEAST PUBLIC UNIVERSITIES: GENDER AS DEMOCRATIC RESISTANCE IN THE CURRICULUMS FORMACIÓN DOCENTE EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS DEL NORDESTE: GÉNERO COMO RESISTENCIA DEMOCRÁTICA EN LOS CURRÍCULOS |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS Roseno, Camila dos Passos Gênero e Educação Formação Docente Resistência Género y Educación Formación docente Resistencia Gender and Education Teacher Training Resistance |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS |
author |
Roseno, Camila dos Passos |
author_facet |
Roseno, Camila dos Passos Auad, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Auad, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roseno, Camila dos Passos Auad, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero e Educação Formação Docente Resistência Género y Educación Formación docente Resistencia Gender and Education Teacher Training Resistance |
topic |
Gênero e Educação Formação Docente Resistência Género y Educación Formación docente Resistencia Gender and Education Teacher Training Resistance |
description |
A aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014 foi um importante palco para as manifestações conservadoras presentes no Congresso Nacional, com a proposta de retirada de qualquer proposição discursiva que envolvesse o trabalho escolar com temas relacionados a gênero e sexualidade. Entretanto, no ano seguinte, em 2015, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos profissionais do magistério estabelecendo que os conteúdos específicos em “direitos humanos, diversidades étnico- racial, de gênero, sexual” (BRASIL, 2015, p.11) devem ser garantidos nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura do Brasil. Essa medida pode ser considerada um avanço diante de diversos retrocessos que vêm ocorrendo no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas sobre os estudos de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura das universidades públicas das cidades de Juazeiro - BA e Petrolina - PE. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682 10.22481/praxisedu.v15i35.5682 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i35.5682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682/4293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818075353088 |