FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseno, Camila dos Passos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Auad, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682
Resumo: A aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014 foi um importante palco para as manifestações conservadoras presentes no Congresso Nacional, com a proposta de retirada de qualquer proposição discursiva que envolvesse o trabalho escolar com temas relacionados a gênero e sexualidade. Entretanto, no ano seguinte, em 2015, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos profissionais do magistério estabelecendo que os conteúdos específicos em “direitos humanos, diversidades étnico- racial, de gênero, sexual” (BRASIL, 2015, p.11) devem ser garantidos nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura do Brasil. Essa medida pode ser considerada um avanço diante de diversos retrocessos que vêm ocorrendo no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas sobre os estudos de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura das universidades públicas das cidades de Juazeiro - BA e Petrolina - PE.
id UESB-7_702722d0e082f8c5ad77d0e28d59ac96
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5682
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOSTEACHERS TRAINING IN NORTHEAST PUBLIC UNIVERSITIES: GENDER AS DEMOCRATIC RESISTANCE IN THE CURRICULUMSFORMACIÓN DOCENTE EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS DEL NORDESTE: GÉNERO COMO RESISTENCIA DEMOCRÁTICA EN LOS CURRÍCULOSGênero e EducaçãoFormação DocenteResistênciaGénero y EducaciónFormación docenteResistenciaGender and EducationTeacher TrainingResistance A aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014 foi um importante palco para as manifestações conservadoras presentes no Congresso Nacional, com a proposta de retirada de qualquer proposição discursiva que envolvesse o trabalho escolar com temas relacionados a gênero e sexualidade. Entretanto, no ano seguinte, em 2015, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos profissionais do magistério estabelecendo que os conteúdos específicos em “direitos humanos, diversidades étnico- racial, de gênero, sexual” (BRASIL, 2015, p.11) devem ser garantidos nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura do Brasil. Essa medida pode ser considerada um avanço diante de diversos retrocessos que vêm ocorrendo no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas sobre os estudos de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura das universidades públicas das cidades de Juazeiro - BA e Petrolina - PE. The approval of the National Education Plan in 2014 was an important stage for the conservative demonstrations in the National Congress, with the proposal to withdraw any discursive proposition involving school work with themes related to gender and sexuality. However, the following year, in 2015, the National Education Council (CNE) defined the National Curricular Guidelines for initial training at the higher level of teaching professionals, establishing that the specific contents in "human rights, ethnic-racial diversity, gender , sexual "(BRAZIL, 2015, p.11) must be guaranteed in the curricular structures of Brazilian undergraduate courses. This measure can be considered as an advance in the face of several setbacks that have been taking place in the country. The purpose of this study is to identify the existence or not of compulsory and / or elective courses on gender and sexuality studies in the undergraduate courses of public universities in the cities of Juazeiro - BA and Petrolina - PE. La aprobación del Plan Nacional de Educación en 2014 fue un importante escenario para las manifestaciones conservadoras presentes en el Congreso Nacional, con la propuesta de retirar cualquier proposición discursiva que involucrar el trabajo escolar con temas relacionados con género y sexualidad. En el año siguiente, en 2015, el Consejo Nacional de Educación (CNE) definió las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial a nivel superior de los profesionales del magisterio estableciendo que los contenidos específicos en "derechos humanos, diversidades étnico- racial, de género (BRASIL, 2015, p.11) deben ser garantizados en las estructuras curriculares de los cursos de licenciatura de Brasil. Esta medida puede ser considerada un avance ante diversos retrocesos que vienen ocurriendo en el país. Así, el presente trabajo tiene como objetivo identificar la existencia o no de disciplinas obligatorias y / o electivas sobre los estudios de género y sexualidad en los cursos de licenciatura de las universidades públicas de las ciudades de Juazeiro - BA y Petrolina - PE. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/568210.22481/praxisedu.v15i35.5682Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-2922178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682/4293Roseno, Camila dos PassosAuad, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5682Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
TEACHERS TRAINING IN NORTHEAST PUBLIC UNIVERSITIES: GENDER AS DEMOCRATIC RESISTANCE IN THE CURRICULUMS
FORMACIÓN DOCENTE EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS DEL NORDESTE: GÉNERO COMO RESISTENCIA DEMOCRÁTICA EN LOS CURRÍCULOS
title FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
Roseno, Camila dos Passos
Gênero e Educação
Formação Docente
Resistência
Género y Educación
Formación docente
Resistencia
Gender and Education
Teacher Training
Resistance
title_short FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
title_full FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS
author Roseno, Camila dos Passos
author_facet Roseno, Camila dos Passos
Auad, Daniela
author_role author
author2 Auad, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roseno, Camila dos Passos
Auad, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e Educação
Formação Docente
Resistência
Género y Educación
Formación docente
Resistencia
Gender and Education
Teacher Training
Resistance
topic Gênero e Educação
Formação Docente
Resistência
Género y Educación
Formación docente
Resistencia
Gender and Education
Teacher Training
Resistance
description A aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014 foi um importante palco para as manifestações conservadoras presentes no Congresso Nacional, com a proposta de retirada de qualquer proposição discursiva que envolvesse o trabalho escolar com temas relacionados a gênero e sexualidade. Entretanto, no ano seguinte, em 2015, o Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior dos profissionais do magistério estabelecendo que os conteúdos específicos em “direitos humanos, diversidades étnico- racial, de gênero, sexual” (BRASIL, 2015, p.11) devem ser garantidos nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura do Brasil. Essa medida pode ser considerada um avanço diante de diversos retrocessos que vêm ocorrendo no país. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas sobre os estudos de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura das universidades públicas das cidades de Juazeiro - BA e Petrolina - PE.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682
10.22481/praxisedu.v15i35.5682
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i35.5682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5682/4293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 273-292
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818075353088