RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531 |
Resumo: | RESUMOEste artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização. |
id |
UNIT-4_5765495d2170dbec9c166def1939665f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2531 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLARRelações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.RESUMOEste artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.Editora Universitária Tiradentes2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/253110.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 143-1532316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v4n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531/1558Miranda, Carmélia Aparecida SilvaPires, Tânia Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:34:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2531Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:34:35Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
title |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
spellingShingle |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR Miranda, Carmélia Aparecida Silva Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização. |
title_short |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
title_full |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
title_fullStr |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
title_sort |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR |
author |
Miranda, Carmélia Aparecida Silva |
author_facet |
Miranda, Carmélia Aparecida Silva Pires, Tânia Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Tânia Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carmélia Aparecida Silva Pires, Tânia Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização. |
topic |
Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização. |
description |
RESUMOEste artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada. PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531 10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2531/1558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 143-153 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2015v4n2 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220592301932544 |