AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna Ferreira, Arthur
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11068
Resumo: O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições do campo do saber da Pedagogia Social para as práticas educativas não escolares na educação infantil. As contribuições desse artigo surgem de pesquisas, sistemáticas e contínuas, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) desde 2016. Assim, esse texto buscar definir o campo do saber da Pedagogia Social com seus principais temas de reflexão e logo depois, se trará pontos que se apresentam relevantes para a organização dos processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e que pode ser espaço de possível espaço de atuação da Pedagogia Social.  Dessa forma, infere-se que o campo do saber específico da Pedagogia Social tem um potencial na formação docente para as práticas não escolares desenvolvidas dentro da educação infantil transformando-se, assim, em um elemento importante a ser levado em consideração na formação docente inicial – e continuada – para o trabalho com/na primeira infância. Assim como, nas relações socioeducativas que buscam o desenvolvimento humano, cognitivo e afetivo dessa modalidade de ensino na educação brasileira.
id UNIT-4_6027058941c241a28776179e7e572fcc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11068
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTILO presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições do campo do saber da Pedagogia Social para as práticas educativas não escolares na educação infantil. As contribuições desse artigo surgem de pesquisas, sistemáticas e contínuas, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) desde 2016. Assim, esse texto buscar definir o campo do saber da Pedagogia Social com seus principais temas de reflexão e logo depois, se trará pontos que se apresentam relevantes para a organização dos processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e que pode ser espaço de possível espaço de atuação da Pedagogia Social.  Dessa forma, infere-se que o campo do saber específico da Pedagogia Social tem um potencial na formação docente para as práticas não escolares desenvolvidas dentro da educação infantil transformando-se, assim, em um elemento importante a ser levado em consideração na formação docente inicial – e continuada – para o trabalho com/na primeira infância. Assim como, nas relações socioeducativas que buscam o desenvolvimento humano, cognitivo e afetivo dessa modalidade de ensino na educação brasileira.Editora Universitária Tiradentes2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1106810.17564/2316-3801.2023v10n1p21-35Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 21-352316-38012316-334810.17564/2316-3801.2023v10n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11068/5223Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna Ferreira, Arthur2023-10-16T16:28:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11068Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2023-10-16T16:28:04Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vianna Ferreira, Arthur
title_short AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Vianna Ferreira, Arthur
author_facet Vianna Ferreira, Arthur
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna Ferreira, Arthur
description O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições do campo do saber da Pedagogia Social para as práticas educativas não escolares na educação infantil. As contribuições desse artigo surgem de pesquisas, sistemáticas e contínuas, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) desde 2016. Assim, esse texto buscar definir o campo do saber da Pedagogia Social com seus principais temas de reflexão e logo depois, se trará pontos que se apresentam relevantes para a organização dos processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e que pode ser espaço de possível espaço de atuação da Pedagogia Social.  Dessa forma, infere-se que o campo do saber específico da Pedagogia Social tem um potencial na formação docente para as práticas não escolares desenvolvidas dentro da educação infantil transformando-se, assim, em um elemento importante a ser levado em consideração na formação docente inicial – e continuada – para o trabalho com/na primeira infância. Assim como, nas relações socioeducativas que buscam o desenvolvimento humano, cognitivo e afetivo dessa modalidade de ensino na educação brasileira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11068
10.17564/2316-3801.2023v10n1p21-35
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11068
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2023v10n1p21-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11068/5223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 10 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 21-35
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2023v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593588535296