A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815 |
Resumo: | O presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino. |
id |
UNIT-4_fe31a9cfbce6d31b4d8da6e7a465e439 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/815 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da SilvaEspaço geográficoPoder públicoEnsino-aprendizagemO presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/81510.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 2 (2014); 21-302316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815/667Andrade, Mariana Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:07:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/815Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:07:58Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
title |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
spellingShingle |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva Andrade, Mariana Barbosa Espaço geográfico Poder público Ensino-aprendizagem |
title_short |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
title_full |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
title_fullStr |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
title_full_unstemmed |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
title_sort |
A geografia no contexto sociopolítico da comunidade do conjunto Padre Pedro: o caso da E.M.E.F. profº Laonte Gama da Silva |
author |
Andrade, Mariana Barbosa |
author_facet |
Andrade, Mariana Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço geográfico Poder público Ensino-aprendizagem |
topic |
Espaço geográfico Poder público Ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho define o espaço geográfico como um conceito que expressa a relação entre o homem e o meio. Essas características podem ser encontradas na maneira de comer, vestir, no próprio comportamento, na subdivisão do espaço de acordo com as necessidades, valores e crenças. Uma visita técnica e observação em campo na comunidade constataram a ausência do poder público no que diz respeito à infraestrutura do conjunto e principalmente a educação nas escolas da área de estudo. É amplamente relatado pelos moradores do conjunto Padre Pedro em Aracaju, que a ocorrência de constantes invasões a escola e até a agressão física entre os alunos, reflete em grande parte a insuficiência e ao fracasso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, para solucionar o problema em questão é necessário o investimento no ambiente da área e das escolas, o comprometimento da coordenação e dos professores em buscar de uma qualidade de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815 10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2014v2n2p21-30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/815/667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 2 (2014); 21-30 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2014v2n2 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220591775547392 |