ESTUDO PILOTO DO PROGRAMA PROMOVE-UNIVERSITÁRIOS EM AMBIENTE VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Santana, Franciele Ariene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, Taize, de Assis Medeiros, Francisco, Maria Cardoso de Oliveira, Juliana, Fernanda Grassi, Maria, Turini Bolsoni-Silva , Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/698
Resumo: As Habilidades Sociais (HS) são comportamentos que incidem tanto na qualidade das relações sociais, como na saúde mental, sendo muito requisitadas no contexto universitário. O Promove-Universitários, fundamentado na Análise do Comportamento e na Perspectiva Construcional, é uma intervenção semiestruturada que visa o desenvolvimento de HS e habilidades acadêmicas, com sessões norteadas pelas demandas individuais do/a estudante. O programa já foi testado na aplicação presencial, sendo ainda uma lacuna seus efeitos na modalidade virtual. Analisou-se, portanto, os efeitos do programa aplicado online. Por meio dos recursos do Google, foram realizadas 13 sessões grupais, semanais, de duas horas cada. Levantaram-se indicadores de saúde mental e de HS, em pré, pós-intervenção e seguimento de três meses, sendo também coletadas medidas de processo. Utilizaram-se os instrumentos: Roteiro de entrevista semiestruturada; DASS-21; QHC-Universitários; Mini-Spin; e, protocolos pilotos de observação, acompanhamento de tarefas e avaliação de sessão. Os escores das medidas de pré-teste, pós-teste e seguimento foram analisados comparativamente por meio do Método JT. Foram verificadas mudanças de algumas categorias clínicas para não clínicas e diminuição de escore em sintomas emocionais. Em relação às HS, para todos os participantes, ocorreram diminuição de dificuldades e aumento de potencialidades, indicando alterações importantes em repertórios e ganhos que se mantiveram na avaliação de seguimento. Novos estudos, experimentais, que investiguem a manutenção de repertório, dentro de um período maior após o treino, podem elucidar sobre efeitos dele a longo prazo, posto que o próprio contexto social poderá se tornar contingência reforçadora.
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