APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349 |
Resumo: | Os deficientes físico-motores são representantes da heterogeneidade social e os dispositivos legais que convergem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), amparados pela Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos à promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tornam possível a inclusão desse grupo nas atividades econômicas. Assim, este estudo analisa quais são e como têm sido aplicadas políticas públicas educacionais para inclusão dos deficientes físicos no município de Guaraí, Estado de Tocantins, sob a ótica do desenvolvimento daquela localidade. Como metodologia foi empregada uma pesquisa social que utilizou questionários e entrevistas com pessoas deficientes físico-motoras a fim de avaliar a influência das políticas públicas educacionais no processo de inclusão social. Com base nos resultados encontrados, a maioria dos deficientes físico-motores de Guaraí nunca ingressou no mercado de trabalho e sobrevive de doações, aposentaria ou pensão. Além disso, eles não completaram a escolaridade na educação básica e poucos representantes finalizaram o ensino superior. Concluiu-se que as políticas públicas educacionais para inclusão social de deficientes físicos apresentam falhas e necessitam de adequações, fato que impacta no processo de desenvolvimento de Guaraí/TO. |
id |
UNITAU-3_9b5262cb3374c0508b5ec0751611cb82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.rbgdr.net:article/6349 |
network_acronym_str |
UNITAU-3 |
network_name_str |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
repository_id_str |
|
spelling |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCALDeficiência Física Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local.Os deficientes físico-motores são representantes da heterogeneidade social e os dispositivos legais que convergem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), amparados pela Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos à promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tornam possível a inclusão desse grupo nas atividades econômicas. Assim, este estudo analisa quais são e como têm sido aplicadas políticas públicas educacionais para inclusão dos deficientes físicos no município de Guaraí, Estado de Tocantins, sob a ótica do desenvolvimento daquela localidade. Como metodologia foi empregada uma pesquisa social que utilizou questionários e entrevistas com pessoas deficientes físico-motoras a fim de avaliar a influência das políticas públicas educacionais no processo de inclusão social. Com base nos resultados encontrados, a maioria dos deficientes físico-motores de Guaraí nunca ingressou no mercado de trabalho e sobrevive de doações, aposentaria ou pensão. Além disso, eles não completaram a escolaridade na educação básica e poucos representantes finalizaram o ensino superior. Concluiu-se que as políticas públicas educacionais para inclusão social de deficientes físicos apresentam falhas e necessitam de adequações, fato que impacta no processo de desenvolvimento de Guaraí/TO.Universidade de Taubaté2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/634910.54399/rbgdr.v17i2.6349Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 2 (2021)RBGDR; Vol. 17 Núm. 2 (2021)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 2 (2021)1809-239X10.54399/rbgdr.v17i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUengporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1105https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1106Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Zilma Cardoso BarrosGalvão Júnior, Lourival da CruzVieira, Edson TrajanoPires, Leila Urioste Rosso2022-02-01T16:40:06Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/6349Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2022-02-01T16:40:06Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
spellingShingle |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL Soares, Zilma Cardoso Barros Deficiência Física Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local. |
title_short |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_full |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_fullStr |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_full_unstemmed |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_sort |
APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL |
author |
Soares, Zilma Cardoso Barros |
author_facet |
Soares, Zilma Cardoso Barros Galvão Júnior, Lourival da Cruz Vieira, Edson Trajano Pires, Leila Urioste Rosso |
author_role |
author |
author2 |
Galvão Júnior, Lourival da Cruz Vieira, Edson Trajano Pires, Leila Urioste Rosso |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Zilma Cardoso Barros Galvão Júnior, Lourival da Cruz Vieira, Edson Trajano Pires, Leila Urioste Rosso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Física Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local. |
topic |
Deficiência Física Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local. |
description |
Os deficientes físico-motores são representantes da heterogeneidade social e os dispositivos legais que convergem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), amparados pela Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos à promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tornam possível a inclusão desse grupo nas atividades econômicas. Assim, este estudo analisa quais são e como têm sido aplicadas políticas públicas educacionais para inclusão dos deficientes físicos no município de Guaraí, Estado de Tocantins, sob a ótica do desenvolvimento daquela localidade. Como metodologia foi empregada uma pesquisa social que utilizou questionários e entrevistas com pessoas deficientes físico-motoras a fim de avaliar a influência das políticas públicas educacionais no processo de inclusão social. Com base nos resultados encontrados, a maioria dos deficientes físico-motores de Guaraí nunca ingressou no mercado de trabalho e sobrevive de doações, aposentaria ou pensão. Além disso, eles não completaram a escolaridade na educação básica e poucos representantes finalizaram o ensino superior. Concluiu-se que as políticas públicas educacionais para inclusão social de deficientes físicos apresentam falhas e necessitam de adequações, fato que impacta no processo de desenvolvimento de Guaraí/TO. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349 10.54399/rbgdr.v17i2.6349 |
url |
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349 |
identifier_str_mv |
10.54399/rbgdr.v17i2.6349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1105 https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 2 (2021) RBGDR; Vol. 17 Núm. 2 (2021) Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 2 (2021) 1809-239X 10.54399/rbgdr.v17i2 reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
collection |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||monicafcarniello@gmail.com |
_version_ |
1800220471214473216 |