APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Zilma Cardoso Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Galvão Júnior, Lourival da Cruz, Vieira, Edson Trajano, Pires, Leila Urioste Rosso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349
Resumo: Os deficientes fí­sico-motores são representantes da heterogeneidade social e os dispositivos legais que convergem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), amparados pela Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos à promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tornam possí­vel a inclusão desse grupo nas atividades econômicas. Assim, este estudo analisa quais são e como têm sido aplicadas polí­ticas públicas educacionais para inclusão dos deficientes fí­sicos no municí­pio de Guaraí­, Estado de Tocantins, sob a ótica do desenvolvimento daquela localidade. Como metodologia foi empregada uma pesquisa social que utilizou questionários e entrevistas com pessoas deficientes fí­sico-motoras a fim de avaliar a influência das polí­ticas públicas educacionais no processo de inclusão social. Com base nos resultados encontrados, a maioria dos deficientes fí­sico-motores de Guaraí­ nunca ingressou no mercado de trabalho e sobrevive de doações, aposentaria ou pensão. Além disso, eles não completaram a escolaridade na educação básica e poucos representantes finalizaram o ensino superior. Concluiu-se que as polí­ticas públicas educacionais para inclusão social de deficientes fí­sicos apresentam falhas e necessitam de adequações, fato que impacta no processo de desenvolvimento de Guaraí­/TO.
id UNITAU-3_9b5262cb3374c0508b5ec0751611cb82
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/6349
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCALDeficiência Fí­sica Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local.Os deficientes fí­sico-motores são representantes da heterogeneidade social e os dispositivos legais que convergem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), amparados pela Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos à promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tornam possí­vel a inclusão desse grupo nas atividades econômicas. Assim, este estudo analisa quais são e como têm sido aplicadas polí­ticas públicas educacionais para inclusão dos deficientes fí­sicos no municí­pio de Guaraí­, Estado de Tocantins, sob a ótica do desenvolvimento daquela localidade. Como metodologia foi empregada uma pesquisa social que utilizou questionários e entrevistas com pessoas deficientes fí­sico-motoras a fim de avaliar a influência das polí­ticas públicas educacionais no processo de inclusão social. Com base nos resultados encontrados, a maioria dos deficientes fí­sico-motores de Guaraí­ nunca ingressou no mercado de trabalho e sobrevive de doações, aposentaria ou pensão. Além disso, eles não completaram a escolaridade na educação básica e poucos representantes finalizaram o ensino superior. Concluiu-se que as polí­ticas públicas educacionais para inclusão social de deficientes fí­sicos apresentam falhas e necessitam de adequações, fato que impacta no processo de desenvolvimento de Guaraí­/TO.Universidade de Taubaté2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/634910.54399/rbgdr.v17i2.6349Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 2 (2021)RBGDR; Vol. 17 Núm. 2 (2021)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 2 (2021)1809-239X10.54399/rbgdr.v17i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUengporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1105https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1106Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Zilma Cardoso BarrosGalvão Júnior, Lourival da CruzVieira, Edson TrajanoPires, Leila Urioste Rosso2022-02-01T16:40:06Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/6349Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2022-02-01T16:40:06Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
title APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
spellingShingle APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
Soares, Zilma Cardoso Barros
Deficiência Fí­sica Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local.
title_short APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_full APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_fullStr APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_full_unstemmed APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
title_sort APLICABILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS EM GUARAÍ/TO SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
author Soares, Zilma Cardoso Barros
author_facet Soares, Zilma Cardoso Barros
Galvão Júnior, Lourival da Cruz
Vieira, Edson Trajano
Pires, Leila Urioste Rosso
author_role author
author2 Galvão Júnior, Lourival da Cruz
Vieira, Edson Trajano
Pires, Leila Urioste Rosso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Zilma Cardoso Barros
Galvão Júnior, Lourival da Cruz
Vieira, Edson Trajano
Pires, Leila Urioste Rosso
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Fí­sica Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local.
topic Deficiência Fí­sica Motora. Educação. Trabalho. Desenvolvimento Local.
description Os deficientes fí­sico-motores são representantes da heterogeneidade social e os dispositivos legais que convergem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), amparados pela Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos à promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tornam possí­vel a inclusão desse grupo nas atividades econômicas. Assim, este estudo analisa quais são e como têm sido aplicadas polí­ticas públicas educacionais para inclusão dos deficientes fí­sicos no municí­pio de Guaraí­, Estado de Tocantins, sob a ótica do desenvolvimento daquela localidade. Como metodologia foi empregada uma pesquisa social que utilizou questionários e entrevistas com pessoas deficientes fí­sico-motoras a fim de avaliar a influência das polí­ticas públicas educacionais no processo de inclusão social. Com base nos resultados encontrados, a maioria dos deficientes fí­sico-motores de Guaraí­ nunca ingressou no mercado de trabalho e sobrevive de doações, aposentaria ou pensão. Além disso, eles não completaram a escolaridade na educação básica e poucos representantes finalizaram o ensino superior. Concluiu-se que as polí­ticas públicas educacionais para inclusão social de deficientes fí­sicos apresentam falhas e necessitam de adequações, fato que impacta no processo de desenvolvimento de Guaraí­/TO.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349
10.54399/rbgdr.v17i2.6349
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v17i2.6349
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1105
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6349/1106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 2 (2021)
RBGDR; Vol. 17 Núm. 2 (2021)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 2 (2021)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v17i2
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220471214473216