RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS À MOBILIDADE INTELIGENTE: ESTUDO EM TRÊS TRANSPORTADORAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompone, Eduardo Cabrini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Gerson Barbosa Matzembacker, Oliveira Neto, Geraldo Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5209
Resumo: Os produtos perigosos permeiam toda a produção industrial e seu transporte, maciçamente rodoviário, oferece riscos ao ambiente, às pessoas e à mobilidade. A identificação dos riscos inerentes a essa atividade é, portanto, crí­tica à mobilidade inteligente. Por envolver múltiplos agentes, é necessária classificação desses riscos. Pesquisas anteriores ou focam em agentes especí­ficos (empresas, principalmente) ou focam nos riscos à atividade da empresa e não à sociedade como um todo. O objetivo deste estudo é categorizar os riscos relacionados ao transporte rodoviário de produtos perigoso, identificando os principais, por meio da análise de acidentes na Região Metropolitana de São Paulo. Para tanto, combina o levantamento de casos da literatura (recuperada via revisão sistemática) e estudo de caso empí­rico. Os riscos são classificados em uma taxonomia de acordo com os agentes responsáveis e semelhança entre atributos e, depois, por relevância, conforme frequência observada na revisão da literatura e nas entrevistas em campo. O escopo da coleta de dados contempla acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos na Região Metropolitana de São Paulo de grande repercussão na imprensa em que fosse possí­vel ter acesso a narrativas alternativas para triangulação das fontes de evidência. A classificação de riscos proposta engloba tanto fatores mais especí­ficos da atividade de transporte de produtos perigosos quanto fatores mais amplos da logí­stica urbana, podendo ser utilizado pelos diversos atores envolvidos na implantação da mobilidade inteligente: academia, setor privado, agentes públicos. Os principais riscos encontrados foram a precariedade do planejamento e os riscos humanos.
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