RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS À MOBILIDADE INTELIGENTE: ESTUDO EM TRÊS TRANSPORTADORAS BRASILEIRAS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5209 |
Resumo: | Os produtos perigosos permeiam toda a produção industrial e seu transporte, maciçamente rodoviário, oferece riscos ao ambiente, às pessoas e à mobilidade. A identificação dos riscos inerentes a essa atividade é, portanto, crítica à mobilidade inteligente. Por envolver múltiplos agentes, é necessária classificação desses riscos. Pesquisas anteriores ou focam em agentes específicos (empresas, principalmente) ou focam nos riscos à atividade da empresa e não à sociedade como um todo. O objetivo deste estudo é categorizar os riscos relacionados ao transporte rodoviário de produtos perigoso, identificando os principais, por meio da análise de acidentes na Região Metropolitana de São Paulo. Para tanto, combina o levantamento de casos da literatura (recuperada via revisão sistemática) e estudo de caso empírico. Os riscos são classificados em uma taxonomia de acordo com os agentes responsáveis e semelhança entre atributos e, depois, por relevância, conforme frequência observada na revisão da literatura e nas entrevistas em campo. O escopo da coleta de dados contempla acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos na Região Metropolitana de São Paulo de grande repercussão na imprensa em que fosse possível ter acesso a narrativas alternativas para triangulação das fontes de evidência. A classificação de riscos proposta engloba tanto fatores mais específicos da atividade de transporte de produtos perigosos quanto fatores mais amplos da logística urbana, podendo ser utilizado pelos diversos atores envolvidos na implantação da mobilidade inteligente: academia, setor privado, agentes públicos. Os principais riscos encontrados foram a precariedade do planejamento e os riscos humanos. |
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RISCOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS À MOBILIDADE INTELIGENTE: ESTUDO EM TRÊS TRANSPORTADORAS BRASILEIRASRiscos. Produtos perigosos. Transporte rodoviário. Mobilidade inteligente. Taxonomia.Os produtos perigosos permeiam toda a produção industrial e seu transporte, maciçamente rodoviário, oferece riscos ao ambiente, às pessoas e à mobilidade. A identificação dos riscos inerentes a essa atividade é, portanto, crítica à mobilidade inteligente. Por envolver múltiplos agentes, é necessária classificação desses riscos. Pesquisas anteriores ou focam em agentes específicos (empresas, principalmente) ou focam nos riscos à atividade da empresa e não à sociedade como um todo. O objetivo deste estudo é categorizar os riscos relacionados ao transporte rodoviário de produtos perigoso, identificando os principais, por meio da análise de acidentes na Região Metropolitana de São Paulo. Para tanto, combina o levantamento de casos da literatura (recuperada via revisão sistemática) e estudo de caso empírico. Os riscos são classificados em uma taxonomia de acordo com os agentes responsáveis e semelhança entre atributos e, depois, por relevância, conforme frequência observada na revisão da literatura e nas entrevistas em campo. O escopo da coleta de dados contempla acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos na Região Metropolitana de São Paulo de grande repercussão na imprensa em que fosse possível ter acesso a narrativas alternativas para triangulação das fontes de evidência. A classificação de riscos proposta engloba tanto fatores mais específicos da atividade de transporte de produtos perigosos quanto fatores mais amplos da logística urbana, podendo ser utilizado pelos diversos atores envolvidos na implantação da mobilidade inteligente: academia, setor privado, agentes públicos. Os principais riscos encontrados foram a precariedade do planejamento e os riscos humanos.Universidade de Taubaté2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/520910.54399/rbgdr.v15i6.5209Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i6reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5209/867Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompone, Eduardo CabriniOliveira, Gerson Barbosa MatzembackerOliveira Neto, Geraldo Cardoso de2019-12-04T13:21:12Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5209Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-04T13:21:12Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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