ATRIBUTOS DO DESTINO CULTURAL E SATISFAÇÃO DOS TURISTAS: DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA VEZ E VISITAS REPETIDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vareiro, Laurentina Maria da Cruz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Remoaldo, Paula Cristina, Ribeiro, José António Cadima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3805
Resumo: Considerando a importância da satisfação dos turistas em relação às suas intenções de revisitar o destino e fornecer referências boca-a-boca, este estudo tenta investigar as diferenças entre os visitantes iniciantes e repetidos em termos dos atributos percebidos dos destinos culturais / patrimoniais, satisfação dos turistas e intenção de voltar e recomendar um destino. O presente estudo de caso é a cidade de Guimarães, em Portugal. A metodologia de pesquisa consiste em uma abordagem quantitativa baseada em uma pesquisa auto-administrada aplicada a turistas que visitaram Guimarães durante 2015. Olhando para os resultados empí­ricos, foi possí­vel concluir que visitantes iniciantes e recorrentes não mostraram nenhuma diferença perceptí­vel na forma como a percepção atributos do destino foram classificados. Em termos de satisfação, tanto visitantes iniciantes quanto repetidos mostraram um alto ní­vel de satisfação geral com a visita. No entanto, esse aspecto parece ser insuficiente para garantir sua disposição de retorno. Com base nos resultados, várias recomendações podem ser feitas para aumentar a satisfação dos turistas vis-à-vis Guimarães, não esquecendo as necessidades dos turistas, atributos de valorização e sustentabilidade cultural / patrimonial.
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