BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Liliane Cristine Schlemer
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zuñiga, Christian Henrí­quez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337
Resumo: Apresentam-se resultados de uma investigação sobre alternativas ao enfoque do desenvolvimento, tendo como protagonismo a concepção andina do Bem Viver (BV). O objetivo deste artigo é realizar uma medição capaz de refletir as distintas dimensões do bem-estar humano a partir do Programa de Turismo de Base Comunitária de Los Rí­os, sul do Chile. Metodologicamente utilizou-se de pesquisa descritiva-qualitativa e observação participante com aplicação de matriz de indicadores multidimensionais de Bem Viver parametrizados por 17 indicadores, complementários entre o subjetivo-objetivo, analisados por meio do software IRaMuTeQ/R, mediados por satisfatores. Os resultados permitem visualizar necessidades e oportunidades, contribuindo com elementos e discussões que levam a compreender a resiliência e a resistência territorial dos povos e das comunidades tradicionais como um dos desafios do século XXl.
id UNITAU-3_d8a469fd6aff6d8d53f22a3fc8a26573
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/6337
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)Bem Viver. Indicadores. Território. SubjetividadeApresentam-se resultados de uma investigação sobre alternativas ao enfoque do desenvolvimento, tendo como protagonismo a concepção andina do Bem Viver (BV). O objetivo deste artigo é realizar uma medição capaz de refletir as distintas dimensões do bem-estar humano a partir do Programa de Turismo de Base Comunitária de Los Rí­os, sul do Chile. Metodologicamente utilizou-se de pesquisa descritiva-qualitativa e observação participante com aplicação de matriz de indicadores multidimensionais de Bem Viver parametrizados por 17 indicadores, complementários entre o subjetivo-objetivo, analisados por meio do software IRaMuTeQ/R, mediados por satisfatores. Os resultados permitem visualizar necessidades e oportunidades, contribuindo com elementos e discussões que levam a compreender a resiliência e a resistência territorial dos povos e das comunidades tradicionais como um dos desafios do século XXl.Universidade de Taubaté2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/633710.54399/rbgdr.v17i2.6337Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 2 (2021)RBGDR; Vol. 17 Núm. 2 (2021)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 2 (2021)1809-239X10.54399/rbgdr.v17i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporenghttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337/1087https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337/1088Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara, Liliane Cristine SchlemerZuñiga, Christian Henrí­quez2021-08-26T03:27:30Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/6337Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2021-08-26T03:27:30Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
title BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
spellingShingle BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
Alcântara, Liliane Cristine Schlemer
Bem Viver. Indicadores. Território. Subjetividade
title_short BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
title_full BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
title_fullStr BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
title_full_unstemmed BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
title_sort BEM VIVER COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NO PROGRAMA DE TURISMO DE BASE COMUNITARIA LOS RÍOS, PANGUIPULLI (SUL DO CHILE)
author Alcântara, Liliane Cristine Schlemer
author_facet Alcântara, Liliane Cristine Schlemer
Zuñiga, Christian Henrí­quez
author_role author
author2 Zuñiga, Christian Henrí­quez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Liliane Cristine Schlemer
Zuñiga, Christian Henrí­quez
dc.subject.por.fl_str_mv Bem Viver. Indicadores. Território. Subjetividade
topic Bem Viver. Indicadores. Território. Subjetividade
description Apresentam-se resultados de uma investigação sobre alternativas ao enfoque do desenvolvimento, tendo como protagonismo a concepção andina do Bem Viver (BV). O objetivo deste artigo é realizar uma medição capaz de refletir as distintas dimensões do bem-estar humano a partir do Programa de Turismo de Base Comunitária de Los Rí­os, sul do Chile. Metodologicamente utilizou-se de pesquisa descritiva-qualitativa e observação participante com aplicação de matriz de indicadores multidimensionais de Bem Viver parametrizados por 17 indicadores, complementários entre o subjetivo-objetivo, analisados por meio do software IRaMuTeQ/R, mediados por satisfatores. Os resultados permitem visualizar necessidades e oportunidades, contribuindo com elementos e discussões que levam a compreender a resiliência e a resistência territorial dos povos e das comunidades tradicionais como um dos desafios do século XXl.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337
10.54399/rbgdr.v17i2.6337
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v17i2.6337
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337/1087
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6337/1088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 2 (2021)
RBGDR; Vol. 17 Núm. 2 (2021)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 2 (2021)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v17i2
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220471090741248