O CAPITAL INTELECTUAL NA GESTÃO PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonemberger, Angela Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corte, Vitor Francisco Dalla, Basso, Kenny, Sonza, Igor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4663
Resumo: Esta pesquisa identificou a estruturação do Capital Intelectual (CI) das organizações públicas. Para tanto, delineou-se uma pesquisa quantitativa, com a coleta de 674 respondentes (servidores públicos). Os resultados apontam como variáveis crí­ticas, aquelas voltadas ao Capital Humano (CH), especialmente no tocante à falta de reconhecimento dos gestores quanto à capacidade técnica dos servidores públicos. Quanto à representatividade dos fatores do CI, identificou-se a seguinte ordem decrescente: Capital Relacional (CR), Capital estrutural (CE) e por último o Capital Humano (CH). Os resultados indicam uma ênfase das administrações públicas sobre as relações mantidas com o meio externo (CR), como por exemplo, associações, conselhos, partidos polí­ticos e fornecedores, em maior representatividade do que o conhecimento técnico dos servidores (CH) como uma forma de otimizar a gestão e polí­ticas públicas.
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