O CAPITAL INTELECTUAL NA GESTÃO PÚBLICA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4663 |
Resumo: | Esta pesquisa identificou a estruturação do Capital Intelectual (CI) das organizações públicas. Para tanto, delineou-se uma pesquisa quantitativa, com a coleta de 674 respondentes (servidores públicos). Os resultados apontam como variáveis críticas, aquelas voltadas ao Capital Humano (CH), especialmente no tocante à falta de reconhecimento dos gestores quanto à capacidade técnica dos servidores públicos. Quanto à representatividade dos fatores do CI, identificou-se a seguinte ordem decrescente: Capital Relacional (CR), Capital estrutural (CE) e por último o Capital Humano (CH). Os resultados indicam uma ênfase das administrações públicas sobre as relações mantidas com o meio externo (CR), como por exemplo, associações, conselhos, partidos políticos e fornecedores, em maior representatividade do que o conhecimento técnico dos servidores (CH) como uma forma de otimizar a gestão e políticas públicas. |
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Esta pesquisa identificou a estruturação do Capital Intelectual (CI) das organizações públicas. Para tanto, delineou-se uma pesquisa quantitativa, com a coleta de 674 respondentes (servidores públicos). Os resultados apontam como variáveis críticas, aquelas voltadas ao Capital Humano (CH), especialmente no tocante à falta de reconhecimento dos gestores quanto à capacidade técnica dos servidores públicos. Quanto à representatividade dos fatores do CI, identificou-se a seguinte ordem decrescente: Capital Relacional (CR), Capital estrutural (CE) e por último o Capital Humano (CH). Os resultados indicam uma ênfase das administrações públicas sobre as relações mantidas com o meio externo (CR), como por exemplo, associações, conselhos, partidos políticos e fornecedores, em maior representatividade do que o conhecimento técnico dos servidores (CH) como uma forma de otimizar a gestão e políticas públicas. |
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