O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Nigro de Souza Placco, Vera
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lucia Trevisan de Souza, Vera, Ramalho de Oliveira, Laurinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6
Resumo: No âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileiros
id FCC-1_c40ffedb83537736396d9d5fd164c6dc
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicasCoordenador PedagógicoFormação de ProfessoresPolítica EducacionaisNo âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileirosFundação Carlos Chagas2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 754-771Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 754-7711980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6/19Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Nigro de Souza Placco, VeraLucia Trevisan de Souza, VeraRamalho de Oliveira, Laurinda2023-11-13T12:22:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/6Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T12:22:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
title O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
spellingShingle O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
Maria Nigro de Souza Placco, Vera
Coordenador Pedagógico
Formação de Professores
Política Educacionais
title_short O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
title_full O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
title_fullStr O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
title_full_unstemmed O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
title_sort O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
author Maria Nigro de Souza Placco, Vera
author_facet Maria Nigro de Souza Placco, Vera
Lucia Trevisan de Souza, Vera
Ramalho de Oliveira, Laurinda
author_role author
author2 Lucia Trevisan de Souza, Vera
Ramalho de Oliveira, Laurinda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Nigro de Souza Placco, Vera
Lucia Trevisan de Souza, Vera
Ramalho de Oliveira, Laurinda
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico
Formação de Professores
Política Educacionais
topic Coordenador Pedagógico
Formação de Professores
Política Educacionais
description No âmbito das reflexões sobre as políticas públicas da educação básica, o artigo discute a função do coordenador pedagógico na escola, na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino. Toma como subsídio pesquisa sobre a atividade desse profissional, propondo-se a identificar quem é ele e a analisar como seu trabalho é realizado em escolas de diferentes regiões brasileiras, buscando indicar as possibilidades e limitações que quem ocupa esse cargo enfrenta. O texto pretende demonstrar que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos escolares, sobretudo na formação dos professores. Como pano de fundo, apresentam-se as condições de trabalho desse profissional, com destaque à sua formação e atribuições. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de políticas publicas que viabilizem a presença de coordenadores pedagógicos nas escolas de todo o país, exercendo as funções articuladora, formadora e transformadora, algo que já está previsto em lei em muitos dos estados e municípios brasileiros
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6/19
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 754-771
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 754-771
Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 754-771
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330307991273472