Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro |
id |
UNITAU_0538e25eabc1a7915c7c5135d18d51f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5686 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Eliana SodréSantos, Lourival dosPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-06T23:11:08Z2022-05-06T23:11:08Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre narrativas de professores acerca da prática docente em relação à educação de relações raciais. A escola é um espaço de produção de identidades e de ressignificações subjetivas de estudantes e docentes, daí a importância de reflexões sobre o tema, discutindo paradigmas e práticas tradicionais em seu cotidiano. O referencial teórico para reflexão é o dos estudos culturais com foco na análise do currículo compreendido como espaço de construção de identidades múltiplas, plurais e diversas. Nesse sentido discorremos sobre política educacional e seu reflexo no cotidiano escolar, a partir das diretrizes de base nacional para a educação de relações étnico-raciais pautadas em três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e direitos e de ações educativas no combate ao racismo e à discriminação. Entrevistas de história oral temática foram realizadas com foco na documentação da prática docente acerca dos procedimentos didáticos e metodológicos em relação à educação de relações raciais. Os sujeitos dessa pesquisa são professores - na função de orientador ou coordenador pedagógico, ou em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. A metodologia aplicada de análise das narrativas tem como referencial a análise de discurso, a partir de três instâncias de formação discursiva: o processo de formação e desenvolvimento profissional docente; a gestão didática de conteúdos e o posicionamento pessoal frente à temática em foco.Abstract: Não possui.Made available in DSpace on 2022-05-06T23:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliana Sodre Mendes.pdf: 2051919 bytes, checksum: 01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32e (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 143 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Políticas educacionaisPrática de ensinoEducação - Relações raciaisHistória oralRelações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEliana Sodre Mendes.pdfapplication/pdf2051919http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5686/1/Eliana%20Sodre%20Mendes.pdf01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32eMD5120.500.11874/56862022-05-19 15:26:19.605oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5686Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
title |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
spellingShingle |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar Mendes, Eliana Sodré Políticas educacionais Prática de ensino Educação - Relações raciais História oral |
title_short |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
title_full |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
title_fullStr |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
title_sort |
Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar |
author |
Mendes, Eliana Sodré |
author_facet |
Mendes, Eliana Sodré |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Lourival dos Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Eliana Sodré |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Prática de ensino Educação - Relações raciais História oral |
topic |
Políticas educacionais Prática de ensino Educação - Relações raciais História oral |
description |
Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-06T23:11:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-06T23:11:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online ( 143 f.) : il. digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5686/1/Eliana%20Sodre%20Mendes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263159536910336 |