Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Eliana Sodré
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
id UNITAU_0538e25eabc1a7915c7c5135d18d51f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5686
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Mendes, Eliana SodréSantos, Lourival dosPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-05-06T23:11:08Z2022-05-06T23:11:08Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre narrativas de professores acerca da prática docente em relação à educação de relações raciais. A escola é um espaço de produção de identidades e de ressignificações subjetivas de estudantes e docentes, daí a importância de reflexões sobre o tema, discutindo paradigmas e práticas tradicionais em seu cotidiano. O referencial teórico para reflexão é o dos estudos culturais com foco na análise do currículo compreendido como espaço de construção de identidades múltiplas, plurais e diversas. Nesse sentido discorremos sobre política educacional e seu reflexo no cotidiano escolar, a partir das diretrizes de base nacional para a educação de relações étnico-raciais pautadas em três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e direitos e de ações educativas no combate ao racismo e à discriminação. Entrevistas de história oral temática foram realizadas com foco na documentação da prática docente acerca dos procedimentos didáticos e metodológicos em relação à educação de relações raciais. Os sujeitos dessa pesquisa são professores - na função de orientador ou coordenador pedagógico, ou em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. A metodologia aplicada de análise das narrativas tem como referencial a análise de discurso, a partir de três instâncias de formação discursiva: o processo de formação e desenvolvimento profissional docente; a gestão didática de conteúdos e o posicionamento pessoal frente à temática em foco.Abstract: Não possui.Made available in DSpace on 2022-05-06T23:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliana Sodre Mendes.pdf: 2051919 bytes, checksum: 01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32e (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 143 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Políticas educacionaisPrática de ensinoEducação - Relações raciaisHistória oralRelações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEliana Sodre Mendes.pdfapplication/pdf2051919http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5686/1/Eliana%20Sodre%20Mendes.pdf01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32eMD5120.500.11874/56862022-05-19 15:26:19.605oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5686Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
title Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
spellingShingle Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
Mendes, Eliana Sodré
Políticas educacionais
Prática de ensino
Educação - Relações raciais
História oral
title_short Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
title_full Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
title_fullStr Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
title_sort Relações étnico-raciais na perspectiva de professores : escola, currículo e cotidiano escolar
author Mendes, Eliana Sodré
author_facet Mendes, Eliana Sodré
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Santos, Lourival dos
Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Eliana Sodré
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Prática de ensino
Educação - Relações raciais
História oral
topic Políticas educacionais
Prática de ensino
Educação - Relações raciais
História oral
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T23:11:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T23:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 143 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5686/1/Eliana%20Sodre%20Mendes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01b46496f403bc22097b2efe2a7aa32e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263159536910336