Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciana Lucci de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/749
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
id UNITAU_154577a824efea1e9ae7b50a331ce01d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/749
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Luciana Lucci dePacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-Alves, Cristovam da SilvaSouza, Mariana Aranha de, 1980-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-2023-05-16T17:29:20Z2023-05-16T17:29:20Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/749Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de CastroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2014.Resumo: Esta pesquisa se propôs investigar a possibilidade de inclusão de novos saberes e consequentemente mudanças na prática docente, a partir dosr resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP. O problema que norteou a reflexão e a análise da temática apresentada é "As avaliações externas (SARESP), com seus propósitos e significados, têm implicações na construção dos saberes e na prática de professores que atuam no Ensino Médio?" Visando os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa e metodológicamente orientada pela pesquisa básica, exploratória e descritiva. Adotou-se o questionário e a entreveista semiestruturada para a coleta de dados. Contribuíram, como sujeitos da pesquisa, seis professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam em três escolas estaduais, situadas no interior paulista. Os dados obtidos e analisados apontam que, para esse grupo de professores, é possível considerar que os resultados do SARESP acarretam repercussões na aquisição de novos saberes e nas práticas educativas. Fica evidenciada uma mobilização de conhecimentos, em busca de novas estratégias e metodologias de ensino, que concorram para o desempenho satisfatório no SARESP. Assim, conclui-se que os resultados do SRESP tem promovido a construção de saberes específicos para o desenvolvimento das ações a favor dessa avaliação. A pesquisa em foco buscou contribuir com aqueles que atuam no meio educativo - 'professores e/ou gestores - convidando-os a refletir sobre as influências das avaliações externas (SARESO) em prol de uma maior efetividade do ensino e as possíveis consequencias na prática profissional docente, uma vez que a escola e as experiencias nela vividas podem ser consideradas profícuas para o processo de ensino e aprendizagem.Abstract: This research aimed to investigate the possibility of adding new knowledge and consequent changes in teaching practice, from the results of the Evaluation of Educational Achievement System of the State of São Paulo - SARESP. The problem that guided reflection and analysis of the issue at hand is 'External evaluations (SARESP) with its purposes and meanings, have implications for the construction of knowledge and practice of teachers who work in high school?' Targeting the proposed objectives, opted by the qualitative and methodologically oriented approach for basic, exploratory and descriptive research. We adopted the questionnaire and semi-structured interviews to collect data. Contributed as research subjects, 06 teachers from the disciplines of Portuguese Language and Mathematics, working in three state schools, located in São Paulo state. The data and analysis indicate that, for this group of teachers, it is possible to consider the results of SARESP cause repercussions in the acquisition of new knowledge and educational practices. Getting evidenced mobilizing knowledge in search of new strategies and teaching methodologies that contribute to satisfactory performance in SARESP. Thus, it is concluded that the results of SARESP has promoted the construction of specific knowledge for the development of actions for this review. The research focus sought to contribute to those who work in the educational environment - teachers and / or administrators - inviting them to reflect on the influences of external reviews (SARESP) towards greater effectiveness of teaching and the possible consequences in teacher professional practice since school and lived experiences it can be considered fruitful for the process of teaching and learning.Made available in DSpace on 2023-05-16T17:29:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Lucci Oliveira_seg.pdf: 804775 bytes, checksum: 5ce0129086f016352269ba74f9ff9541 (MD5) Previous issue date: 2014125 f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.SARESPAvaliação externaQualidade em educaçãoEnsinoConcepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuciana Lucci Oliveira_seg.pdfapplication/pdf804775http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/749/1/Luciana%20Lucci%20Oliveira_seg.pdf5ce0129086f016352269ba74f9ff9541MD5120.500.11874/7492023-05-16 14:29:20.617oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/749Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-16T17:29:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
title Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
spellingShingle Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
Oliveira, Luciana Lucci de
SARESP
Avaliação externa
Qualidade em educação
Ensino
title_short Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
title_full Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
title_fullStr Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
title_full_unstemmed Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
title_sort Concepções sobre avaliação de sistema educacional - SARESP : investigando saberes docentes
author Oliveira, Luciana Lucci de
author_facet Oliveira, Luciana Lucci de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
Alves, Cristovam da Silva
Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciana Lucci de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
contributor_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv SARESP
Avaliação externa
Qualidade em educação
Ensino
topic SARESP
Avaliação externa
Qualidade em educação
Ensino
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-16T17:29:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-16T17:29:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/749
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/749/1/Luciana%20Lucci%20Oliveira_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ce0129086f016352269ba74f9ff9541
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263160328585216